Sistema FAEP/SENAR-PR

Curso da FAEP auxilia nos processos ambientais

Treinamentos são voltados para o convênio entre FAEP e Iap, para uso da estrutura dos sindicatos rurais na emissão de documentos e orientações técnicas

Nos dias 4 e 5 de junho, o Sistema FAEP/SENAR-PR promoveu capacitações voltada para serviços ambientais. No total serão três treinamentos: módulo ambiental introdutório, módulo ambiental básico e módulo ambiental avançado. O primeiro será por – videoconferência, enquanto os outros dois presencial. O treinamento é uma ação do Programa de Sustentabilidade Sindical, desenvolvido pela FAEP.

O objetivo da capacitação busca preparar e auxiliar os sindicatos rurais nos processos de licenciamento ambiental para o setor agropecuário paranaense. No ano passado, a FAEP e o Instituto Ambiental do Paraná (Iap) assinaram um convênio que para uso da estrutura dos sindicatos rurais para emissão de documentos e orientações técnicas. Com isso, os 174 sindicatos rurais associados à FAEP podem emitir documentos como Certidão Negativa Ambiental, Dispensa do Licenciamento Ambiental Estadual e orientar o recebimento de documentos para Licenciamento Ambiental.

Os próximos treinamentos irão ocorrer nos dias 11, 12 e 13. A inscrição para as videoconferências será pelo e-mail sindical@faep.com.br ou pelo (41) 2169-7958 ou 2169-7963. É preciso enviar o nome do participante, a data e horário escolhidos. Posteriormente serão enviadas orientações para cada participante sobre o procedimento para acessar a videoconferência.

Treinamento

O módulo introdutório irá esclarecer as regras do convênio entre o Sistema FAEP/SENAR-PR e o IAP, além das mudanças na estrutura, diretrizes, normas e procedimentos do órgão, que recentemente passou por mudanças no novo governo estadual. As videoconferências irão acontecer em cinco dias na primeira quinzena de junho (confira as datas no quadro), no total de 10 turmas -uma no período da manhã e outra à tarde. Cada turma terá, no máximo, 15 participantes, sendo a prioridade aos primeiros inscritos.

No mês de julho acontece o módulo ambiental básico, para capacitar os funcionários de sindicatos que ainda não tem familiaridade com os assuntos dos novos serviços que serão ofertados pelo convênio. Posteriormente, o módulo ambiental avançado será voltado para os novos serviços ambientais, pois o sistema via internet do governo estadual passa por aprimoramento. Os módulos presenciais ainda não estão com as datas definidas.

Confira as datas e horários das videoconferências

Datas Horários

 

11/06

12/06

13/06

9 horas às 11 horas

14 horas às 16 horas

 

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio