Sistema FAEP/SENAR-PR

Cultivo de árvores pode ser nova alternativa de renda a agricultores do PR

A silvicultura, ciência ligada à implantação e regeneração de florestas, será tema de uma palestra ministrada pelo engenheiro agrônomo Pedro Frâncio, no início de fevereiro. Objetivo da palestra, idealizada pela Secretaria Municipal de Agricultura de Francisco Beltrão, é incentivar a inserção de produtores rurais no ramo da silvicultura. “Entendemos a silvicultura como uma alternativa de renda para as propriedades rurais de Francisco Beltrão, aliando-se a produção de leite”, explicou a secretária de Agricultura, Denise Adanchuk.

Agricultores que desejam conhecer mais da cultura poderão acompanhar a palestra, que acontecerá no dia 5 de fevereiro, no auditório do Centro de Eventos do Parque de Exposições.

A palestra faz parte do programa Agropastoril, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura. Além do encontro com o engenheiro agrônomo, produtores que aderirem à cultivação de florestas terão todo o aparato técnico da Secretaria. “Daremos assistência técnica para cada etapa de manejo na formação dessa floresta”, disse Denise. A orientação de técnicos da Secretaria já estará associada para a comercialização das madeiras, acrescentou a secretária.

O acompanhamento técnico será feito até o primeiro corte das árvores, que acontece em três anos. “A madeira será vendida para a Folem, uma das parceiras do programa. No entanto, o produtor terá liberdade para vender para qualquer outra empresa”, disse a secretária. Serão cultivadas mudas de eucalipto e pinus.

Fonte: Aqui Sudeste – 28/01/11

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio