Sistema FAEP/SENAR-PR

CTA de Assis abre as portas do aviário-escola para alunos de Agropecuária

Jovens puderam entender o funcionamento de um aviário e as modernas tecnologias utilizadas na atividade

Com objetivo de conhecer mais de perto como funciona a atividade da avicultura, no dia 6 de julho, um grupo de 35 estudantes do curso técnico em Agropecuária do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina, de Guarapuava, esteve no Centro de Treinamento Agropecuário (CTA) do SENAR-PR, em Assis Chateaubriand (região Oeste). O local abriga o Centro Tecnológico de Avicultura, conhecido como aviário-escola.

Na ocasião, os jovens puderam entender o funcionamento de um aviário e as modernas tecnologias utilizadas na atividade. Mais do que garantir créditos de presença e nota na avaliação escolar, o intuito dos estudantes foi conhecer novas possibilidades de atuação no meio rural. “A grande maioria dos alunos é filho de pequenos produtores. Conhecendo novas realidades eles têm mais elementos para decidirem continuar no campo”, observa a professora da turma visitante, Deise Maria Feltrin.

Segundo a docente, o curso técnico em Agropecuária, com duração de três anos, é destinado a alunos que estão cursando o ensino médio, ou que já concluíram. Tanto que a turma que visitou o CTA contava também com estudantes universitários. Na opinião da professora, um ponto importante da visita foi colocar os jovens em contato com o que há de mais moderno em tecnologia agropecuária. “Esse sistema dark house dos aviários é uma realidade que eles ainda nãoconheciam”, observa. Outro ponto positivo, segundo Deise, é a boa qualidade das palestras e o cuidado do SENAR-PR com as pessoas que visitam o CTA. “Fazem três anos que iniciamos esse tipo de viagem com os alunos. A boa qualidade da apresentação e a acolhida da instituição fez com que nós voltássemos este ano”, avalia.

Leia mais sobre a visita aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio