Sistema FAEP/SENAR-PR

Cresce movimentação de milho em Paranaguá

De janeiro a outubro, a movimentação de milho registrada pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) foi 81% maior do que a realizada no mesmo período de 2011. Foram exportadas pelo terminal 3,9 milhões de toneladas do produto, contra 2,1 milhões de toneladas nos primeiros dez meses de 2011.
No mês de outubro, a exportação do milho mais que dobrou em relação ao ano passado. De pouco mais de 415 mil toneladas movimentadas em 2011, chegou a mais de 979 mil em 2012. Ou seja, 136% a mais. Foi o mês que registrou a maior movimentação de milho deste ano.

"Uma série de fatores contribuiu para essa alta na exportação do milho. Tivemos uma safra recorde nas lavouras do Paraná – a principal origem do grão que exportamos aqui. Além disso, a safra americana quebrou por causa da seca, o que favoreceu os produtores brasileiros, que obtiveram bons preços do produto no mercado internacional", disse o diretor empresarial da Appa, Lourenço Fregonese.
Considerando apenas o Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá, foram exportadas cerca de 2,9 milhões de toneladas de milho – 60% a mais que em 2011, quando o complexo movimentou pouco mais de 1,8 milhão de toneladas do produto.

A movimentação geral do Corex – que soma a exportação de milho, soja e farelo de soja – foi de mais de 14,2 milhões de toneladas nos dez meses deste ano. O aumento registrado pelo complexo é de 13% em relação a 2011, quando foram exportadas 12,6 milhões de toneladas de grãos.

De acordo com Juliane Yagushi, técnica do Departamento de Economia Rural da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, neste ano, o Paraná colheu 16 milhões de toneladas de milho. Da primeira safra, quase 100% já está comercializado. Da segunda, quase 80%.

Bem Paraná – Curitiba/PR

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio