Sistema FAEP/SENAR-PR

Cooperação entre SENAR-PR e Programa Paraná Mais Orgânico vai ampliar capacitação de produtores

Proposta de cooperação técnica tem como principal objetivo aumentar a oferta de cursos e outras formas de capacitação para os produtores rurais orgânicos ou que pretendem ingressar neste sistema produtivo

Representantes dos Núcleos de Certificação do Programa Paraná Mais Orgânico (conhecido anteriormente como Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos) estiveram reunidos no dia 16 de agosto, na sede do Sistema FAEP/SENAR-PR, em Curitiba, para estabelecer um plano de trabalho conjunto. A proposta de cooperação técnica tem como principal objetivo aumentar a oferta de cursos e outras formas de capacitação para os produtores rurais orgânicos ou que pretendem ingressar neste sistema produtivo.

O consumo de alimentos orgânicos vem crescendo a cada ano no Paraná, tanto pela procura da população em geral, quanto pela promoção de políticas públicas, como a Lei Estadual nº 16.751 que institui, no âmbito do Sistema Estadual de Ensino Fundamental e Médio, a merenda escolar orgânica. Ainda reforça esse aumento o Programa Nacional de Alimentação Escolar Estadual (PNAE), que vem adquirindo alimentos orgânicos provenientes da agricultura familiar por meio de chamadas públicas específicas para este fim.

Para se ter ideia do tamanho da demanda, o documento da proposta de cooperação técnica elenca que no ano de 2017 foram adquiridas 1.775 toneladas de alimentos orgânicos e agroecológicos, para atender 400 mil alunos, número que representa apenas 40% deste universo.

“Historicamente, a produção orgânica vem apresentando alguns gargalos recorrentes nas diferentes regiões, como a insuficiência de oferta dos produtos, preços ainda elevados para a maioria da população, escassez de recursos humanos qualificados e dificuldade logística nos canais de comercialização. Acreditamos que a qualificação profissional é o melhor caminho para minimizar o impacto destes entraves. A cooperação técnica entre o Programa Paraná Mais Orgânico e o SENAR-PR poderá aumentar significativamente a oferta de cursos e outras formas de desenvolvimento técnico para estes produtores”, destaca a engenheira agrônoma do Departamento Técnico Econômico (Detec) do Sistema FAEP/SENAR-PR, Vanessa Reinhart.

Leia a matéria completa no Boletim Informativo.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio