Sistema FAEP/SENAR-PR

Confira o discurso do presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR na abertura do Agrinho

Dirigente destacou a importância dos diretores e professores na execução do Programa em todas as regiões do Estado

O Programa Agrinho já atingiu a maioridade nos seus 24 anos de existência, mas seus personagens continuam com o mesmo espírito infanto-juvenil de curiosidade e de amor ao conhecimento.

Essa é a essência do programa, além de ser uma importante ferramenta de trabalho aos professores do ensino básico por focar na utilização de metodologias ativas e temas transversais em suas aulas.

No próximo ano, o Agrinho virá com novos materiais paradidáticos, mas mantendo o mesmo sentido de ajudar na educação de nossas crianças e jovens.

Esta nova fase vai contar com o apoio do Governo do Estado, com a assinatura pelo governador Carlos Ratinho Massa de um convênio que abre as portas das escolas públicas aos nossos personagens. Vem, também, com as assinaturas dos Secretários: da Educação e do Esporte; da Agricultura e do Abastecimento e da Justiça, Família e Trabalho; do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.

Este convênio é uma grande honra para nós do Sistema FAEP/SENAR-PR. É o programa Agrinho sendo reconhecido como uma importante ferramenta para o ensino em nossas escolas públicas.

Muito obrigado, governador, por este gesto. Muito obrigado também aos secretários da Educação e do Esporte; da Agricultura e do Abastecimento e da Justiça, Família e Trabalho; do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, que se juntam aos nossos parceiros: Instituto Ambiental do Paraná; Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Paraná (SRTE); Receita Federal do Brasil – Fiscal; Ministério Público do Trabalho – PTR 9ª Região; Tribunal Regional do Trabalho – 9ª Região; Sanepar; Copel, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e Rumo Logística.

O Programa Agrinho, digo isso sempre, é o nosso xodó porque envolve a educação de crianças e jovens e aborda temas como saúde, cidadania, meio ambiente, ética, entre outros e que hoje culmina nesta cerimônia de premiação.

Mas para os jovens, o SENAR-PR tem outros programas que considero de grande importância para a formação profissional e de cidadania. Dois deles: o Jovem Agricultor Aprendiz (JAA), para jovens de 14 a 18 anos, destinado a prepará-los para a gestão da propriedade e encaminhá-los para os cursos de formação profissional. Passaram pelo JAA mais de 67 mil jovens em cursos de até 280 horas.

E o programa de Aprendizagem de Adolescentes e Jovens (AAJ), com uma carga horária ainda maior – 960 horas, que foi instituído para que empresas agropecuárias possam atender a legislação e encaminhar para o aprendizado jovens de 14 a 24 anos, preparando-os com conhecimento, habilidade e atitudes necessárias para se colocarem no mercado de trabalho.

O SENAR-PR, contudo, não atende apenas crianças e adolescentes dos programas Agrinho, JAA e o AAJ. Somos uma instituição encarregada de capacitar produtores e trabalhadores rurais, hoje dispomos de mais de 250 títulos voltados às atividades rurais. Desde as mais simples, como fazer uma cerca, até mais complexas, como operação e manutenção de ordenhadeira mecânica e agricultura de precisão

Desde sua criação, o SENAR-PR já capacitou mais de 1 milhão de trabalhadores e produtores e tem, com certeza, contribuído para que o Paraná esteja hoje na vanguarda da produção rural brasileira.

Tenho orgulho do que o SENAR-PR vem fazendo em favor de nossa economia e da nossa sociedade e tenho mais orgulho ainda do que estamos fazendo pelos nossos jovens, em especial por meio do Programa Agrinho.

O Agrinho, contudo, não teria sido possível sem nossos parceiros, notadamente o Governo do Estado, as prefeituras municipais por meio dos secretários de educação, que abriram ao nosso programa as portas de suas escolas. Um agradecimento especial aos instrutores, tutores e colaboradores do SENAR-PR e dos sindicatos rurais que estão sempre na linha de frente, na mobilização deste programa.

Reitero que não teria sido possível a execução do Agrinho sem a compreensão e ação de diretores e professores das escolas, a quem devoto minha grande admiração e agradecimento.

Quero agradecer, no dia de hoje, a presença do nosso Governador do Estado e de seus secretários. Dos representantes de nossos parceiros, dos professores, pais e alunos que aqui se encontram para prestigiar esta festa e receber seus merecidos prêmios.

A todos o meu muito obrigado.

Ágide Meneguette,

presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio