Sistema FAEP/SENAR-PR

Condições climáticas ocorridas e tendências para os próximos meses

As precipitações observadas durante o mês de dezembro continuaram seguindo o mesmo padrão de distribuição dos meses anteriores, muito irregulares. Apesar dos volumes totais ficarem próximos da média histórica na maior parte do centro-sul do Brasil, as chuvas ficaram mais concentradas na primeira quinzena de dezembro, durante a segunda quinzena as chuvas foram mais localizadas e os volumes observadas foram menores.

De uma maneira geral, os totais observados em dezembro foram ligeiramente superiores aos registrados no mês anterior. Com isto,  a umidade no solo vem mantendo-se em níveis razoáveis a bom, na maior parte do centro-sul do Brasil, favorecendo o bom desenvolvimento da maioria das lavouras na região.

Nas regiões Sudeste, Centro-oeste e nas áreas produtoras de grãos do Nordeste, as chuvas observadas vêm mantendo uma certa regularidade, com volumes muito próximos à média histórica, favorecendo também, o bom desenvolvimento da maioria das lavouras na região.

As temperaturas registraram valores acima da média, para a época do ano, principalmente durante a segunda quinzena de dezembro. Vale ressaltar a onda de calor que atingiu a região Sul do Brasil no final do mês, onde, em algumas  localidades, foram observados valores próximos aos recordes de temperatura máxima.

Durante o último mês, não foi observada nenhuma mudança significativa no padrão do comportamento das temperaturas  das águas superficiais, no Oceano Pacífico Equatorial. Estas temperaturas das águas superficiais continuam com uma tendência de neutralidade, seguindo o mesmo padrão do último mês.

Estas condições, aliadas a outras variáveis climatológicas, continuam indicando uma situação de neutralidade climática (nem "El Nino" e nem "La Nina"). Os prognósticos dos modelos climáticos globais, também indicam a continuidade desta situação de "neutralidade" para os próximos meses.

Analisando os modelos de prognóstico climáticos, a tendência para o verão (2012/2013) é de que as precipitações continuem com este padrão de distribuição muito irregular, intercalando períodos curtos com muita chuva com períodos maiores com pouca ou nenhuma precipitação, devido a continuidade desta situação de neutralidade climática.

Os volumes de chuva podem ficar ligeiramente abaixo da média, para a região centro-sul do Brasil. Para as regiões Centro-oeste, Sudeste e áreas produtivas do Nordeste, as chuvas devem continuar com este padrão mais regular e registrar volumes dentro do esperado para a época do ano.

Com relação às temperaturas, devem voltar aos padrões normais, diferente das temperaturas observadas no mês de dezembro, as quais ficaram muito acima da média.

Luiz Renato Lazinski

Meteorologista

INMET/MAPA

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio