Sistema FAEP/SENAR-PR

Condições climáticas ocorridas e tendências para os próximos meses

As chuvas ficaram acima da média histórica, no centro–sul do Rio Grande do Sul e no centro-oeste e maior parte do norte do Paraná, nas demais áreas da região os volumes observados ficaram abaixo da média

As precipitações ocorridas durante o mês de agosto, variaram muito em toda a região sul do Brasil, mostrando mais uma vez, uma irregularidade muito grande. As chuvas ficaram acima da média histórica, no centro–sul do Rio Grande do Sul e no centro-oeste e maior parte do norte do Paraná, nas demais áreas da região os volumes observados ficaram abaixo da média. As precipitações também ficaram acima da média no oeste de São Paulo, sul de Mato Grosso, e sul de Goiás. Apesar da irregularidade observada nas precipitações, a maior parte da região sul do Brasil, vem apresentando bons índices de umidade no solo.

As temperaturas observadas no decorrer do mês ficaram entre a média e levemente acima da média, porém, apresentaram dois padrões bem distintos no centro-sul do Brasil. Na primeira quinzena observamos temperaturas acima da média para a época do ano, já na segunda quinzena de julho as temperaturas ficaram abaixo da média histórica.

As temperaturas das águas da superfície do mar, no Oceano Pacífico Equatorial, continuaram apresentando valores acima da média no decorrer do mês, indicando a volta de um novo “El Nino” nos próximos meses, conforme podemos observar na figura 01. Os modelos de previsão climática, seguem indicando o estabelecimento do fenômeno climático “El Nino”, no decorrer do segundo semestre deste ano. As figuras de 02 a 05 mostram esta tendência.

O clima, no decorrer do segundo semestre deste ano, segue influenciado pelo “El Nino”. Com isto, podemos esperar para os próximos meses precipitações com volumes acima da média, no sul do Brasil, bem como, uma melhor distribuição destas precipitações.

As temperaturas ainda devem continuar com estas variações bruscas, intercalando períodos um pouco mais quentes com quedas acentuadas de temperaturas no centro-sul do Brasil, devido a entrada de massas de ar frio mais intensas, que ainda devem ocorrer ao longo de agosto. Chance de formação de geadas mais significativas, somente nas áreas mais altas do sul do Brasil.

Luiz Renato Lazinski
Meteorologista/ INMET/MAPA

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio