Sistema FAEP

Concurso inédito vai eleger melhor muçarela para pizza

Premiação promovida pelo Sistema FAEP ocorre em paralelo à 2ª edição do Prêmio Queijos do Paraná. Inscrições podem ser feitas até 1º de maio

Segundo maior produtor de leite do Brasil, o Paraná avança na tarefa de agregar valor à sua produção láctea. Um dos caminhos é a produção de queijos, atividade em que os laticínios e produtores artesanais do Estado vem se especializando. Esse trabalho garante ao Paraná o posto de maior produtor de queijo muçarela do país, com produção média de 500 toneladas do produto por dia.

Diante do fato de que o queijo muçarela é apreciado pelos consumidores em diversas formas (sanduíches, lasanha, pizza e outros pratos), o Sistema FAEP, de forma inovadora, lançou Concurso Excelência em Muçarela – Edição Pizza, voltado aos produtores de queijo deste tipo do Paraná. A premiação ocorre de forma paralela à 2ª edição do Prêmio Queijos do Paraná. As inscrições para ambas as premiações estão abertas até 1º de maio, no site do Sistema FAEP.

O leite tem um papel social e econômico importante no Paraná. Fomentar para que os produtores possam agregar valor à sua produção faz parte da missão do Sistema FAEP. Essas premiações são iniciativas para conferir mais qualidade à produção paranaense e levar esses produtos para a vitrine do consumo.

Ágide Eduardo Meneguette, presidente interino do Sistema FAEP

A seleção da muçarela vai contar com duas etapas: uma avaliação técnica, em que o júri observará as características técnico-funcionais do queijo, como derretimento, elasticidade, gordura livre e fatiabilidade; e uma avaliação sensorial, em que os jurados levarão em conta a utilização da muçarela em uma pizza.

Prêmio Queijos do Paraná

O Concurso Excelência em Muçarela ocorre em paralelo ao Prêmio Queijos do Paraná, que conta com 21 categoria, entre produzidos com leite de vaca, cabra, ovelha ou búfala. Na primeira edição, realizada em 2023, foram inscritos 450 queijos vindos de todas as regiões do Estado, dos quais 98 foram premiados com medalhas de bronze, prata, ouro e super ouro. Além da premiação, os concorrentes receberam uma ficha técnica de avaliação do queijo participante, produzida por um especialista, o que contribui para o aperfeiçoamento da atividade queijeira no Estado.

A 2ª edição do Prêmio Queijos do Paraná é promovida por um comitê gestor formado pelo Sistema FAEP, Sebrae-PR, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Sindileite e Sistema Fecomércio-PR.

Para participar de ambas as premiações, os produtores e agroindústrias precisam estar devidamente regularizados, com certificado de inspeção municipal, estadual ou federal. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato pelo email: premioqueijosparana@senarpr.org.br.

Reconhecimento

As premiações estão marcadas para os dias 29 e 30 de maio de 2025, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. No primeiro dia, o evento vai contar com programação técnica com palestras e minicursos e o Concurso Excelência em Muçarela. No segundo dia, haverá programação técnica pela manhã e a avaliação dos inscritos no Prêmio Queijos do Paraná, encerrando com o cerimonial de premiação e um coquetel.

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio