Sistema FAEP/SENAR-PR

Conab reduz mais uma vez a produção de milho

Produção nacional de milho na safra 2015/16 deve reduzir 20,9% em relação a safra anterior

Por Tânia Moreira Alberti – Economista DTE | Sistema FAEP

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nessa semana seu 12º Acompanhamento da Safra Brasileira de Grãos e mais uma vez reduziu a estimativa para produção nacional de milho. Em seu primeiro levantamento para a safra 2015/16, em outubro de 2015, a Conab estimava a produção nacional de milho, na soma da safra de verão e inverno, em 83,59 milhões de toneladas.

Esta produção veio sendo reajustada a cada levantamento e é atualmente estimada em 66,97 milhões de toneladas, com redução de 20,9% em relação à safra anterior, com produtividade 22% menor.

A produção de milho no Paraná é estimada em 14,48 milhões de toneladas, 8,7% menor que na safra passada, com redução de produtividade em 14,1%. No Mato Grosso, a produção é estimada em 15,27 milhões de toneladas, 26,4% inferior à safra passada, com redução de produtividade de 33,9%.

A Conab reduziu também a estimativa de consumo para 53,38 milhões de toneladas, com estoque final da temporada estimado em 5,8 milhões de toneladas, decorrente da redução do consumo. As exportações são estimadas em 20,0 milhões de toneladas, abaixo das 30,1 milhões de toneladas do período anterior.

O percentual colhido do milho safrinha no Paraná é de 97%, com percentual comercializado estimado em 60% segundo a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB). Este percentual comercializado até agosto é maior que o percentual comercializado em agosto de 2015.

O percentual colhido no Mato Grosso é de 96%, segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA). O percentual comercializado até inicio de agosto era de 79,4%.

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio