Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 26/07/2016 - 16h41
Postado em Destaques, Grãos

26/07/2016 16h41 - Postado em Destaques, Grãos

Conab destaca cenário positivo para culturas de inverno no Sul

De acordo com o Boletim de Monitoramento Agrícola, as chuvas de julho foram suficientes para o plantio e o desenvolvimento do trigo, aveia, centeio e cevada no Paraná e no Rio Grande do Sul

As chuvas deste mês foram suficientes para o plantio e o desenvolvimento dos cultivos de inverno no Paraná e no Rio Grande do Sul, aponta o 7º Boletim de Monitoramento Agrícola de 2016, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O foco desta edição consiste no monitoramento das culturas de segunda safra e de inverno nas regiões onde existe expressivo percentual de cultivos.

Apesar do cenário positivo nos Estados do Sul, nas regiões onde o milho safrinha é monitorado, os dados de satélite confirmam, por meio da evolução do Índice de Vegetação, o impacto negativo das intempéries climáticas no desenvolvimento das lavouras. O último levantamento da safra, divulgado no dia 7 de julho pela Conab, estima uma produtividade para o milho safrinha de 4.398 kg/ha, com um rendimento 27,5% inferior ao registrado na temporada passada, por conta da estiagem. Por outro lado, as culturas de inverno – trigo, aveia, centeio, cevada e triticale – apresentavam também variações positivas na maioria dos Estados do Sul.

O Boletim de Monitoramento Agrícola, desenvolvido pela Gerência de Geotecnologia da Conab, avalia as condições atuais das lavouras em decorrência de fatores agronômicos e climáticos recentes, com base em registros de estações meteorológicas e dados de satélite. Além de auxiliar nas estimativas de safra, o monitoramento também é utilizado como apoio às análises de mercado e gestão de estoques públicos.

Fonte: Conab

Título da Postagem: Conab destaca cenário positivo para culturas de inverno no Sul

imprensa@faep.com.br