Data da Publicação: 09/05/2019 - 09h16
Postado em Destaques, Insumos, Notícias, Suinocultura
09/05/2019 09h16 - Postado em Destaques, Insumos, Notícias, Suinocultura
Setores definidos foram alimentação animal (ração), fertilizantes, suínos e bebidas. Com a mudança, fabricantes serão responsáveis pela qualidade das mercadorias
O Comitê Técnico de Programas de Autocontrole, do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), definiu as quatro primeiras áreas que deverão adotar o sistema de autocontrole: alimentação animal (ração), fertilizantes, suínos e bebidas. Nesse sistema, o fabricante fica responsável pela qualidade do produto e o Estado fiscaliza.
Cada uma das quatro áreas será trabalhada por um subcomitê específico, formado por integrantes do Mapa e por representantes de cada setor. Os subcomitês devem ser instalados até o dia 15 de junho e até 60 dias depois devem ser realizadas reuniões de avaliação com o Comitê Técnico para verificar os avanços de cada uma das áreas.
Segundo o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério, José Guilherme Leal, a escolha das primeiras áreas foi feita com base na maturidade e na disposição dos setores que já manifestaram interesse em avançar em um primeiro momento. “Também levamos em conta a diversidade, para não ficar em uma área só. Isso vai ajudar a construir os modelos de autocontrole para depois expandir para outras áreas”, explicou.
Veja a matéria completa na página do Ministério da Agricultura.