Sistema FAEP/SENAR-PR

Comissões Técnicas de Meio Ambiente, Suinocultura e Hortifruticultura da FAEP se reúnem nesta semana

Meio ambiente: Na manhã do dia 15 de maio, os membros integrantes da Comissão Técnica de Meio Ambiente da FAEP se reúnem em Curitiba para discutir questões do setor produtivo. Na pauta, a Diretoria de Desenvolvimento Florestal do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), através de seu diretor, Mauro Scharnick, irá esclarecer dúvidas do Sistema de Manutenção, Recuperação e Proteção da Reserva Florestal Legal e Áreas de Preservação Permanente (SISLEG).  O IAP emitiu a Portaria nº 77 de 13 de março de 2013 designando servidores do IAP para compor o Grupo de Trabalho com objetivo de obter uma proposta de regulamentação do Código Florestal em substituição aos Decretos Estaduais nº 387/99 e 3.320/2004  do SISLEG. A Drª Margit Hauer, do IAP, apresentará como será constituído e as atribuições do Conselho da APA da Escarpa Devoniana. François Junior Gnoatto, do Departamento Jurídico da FAEP, apresentará a situação jurídica dos produtores que doaram parcelas de terras ao Ibama compradas no "Parque Nacional de Ilha Grande" para compensar Reserva Legal das propriedades rurais. Também apresentará a situação da caducidade "Parque dos Campos Gerais". José Hess do DTE/FAEP vai expor a situação das microbacias e das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH`S) e apresentará o mapa digitalizado da APA – Escarpa Devoniana com objetivo de propor uma nova delimitação das áreas agricultáveis da APA. O Cadastro Ambiental Rural (CAR) será apresentado pela técnica Carla Beck do DTE/FAEP.

Hortifruticultura: Na manhã de 17 de maio, os membros da Comissão Técnica de Hortifruticultura participam de uma visita técnica no Ceasa-PR e da Feira Hortifruti Show 2013, no mesmo local. Tendo como tema "Desafios do Setor Hortifruti", os produtores poderão assistir e debater a distribuição organizada de hortifruti como "O caso da Região da Emilia Romagna"; "Centro Agroalimentar de Bologna (CAAB) e Grande Distribuição Organizada" e "Modernização da Ceasa no Paraná". Além da visita à feira, no período da tarde os membros poderão debater o tema "Assistência Técnica de Frutas e Hortaliças – Gargalos e Desafios", com participações da Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Paraná – Curitiba (AEAPR-Curitiba), do Conselho Regional de Agronomia do Paraná (CREA-PR) e do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PR).

Suinocultura: Também na manhã do dia 17 de maio, os membros da Comissão Técnica de Suinocultura estarão reunidos na FAEP. Na abertura do encontro cada membro da Comissão relata a conjuntura da atividade na sua região sobre preços, mercado, custos de produção, entre outras informações relevantes. Em seguida haverá a apresentação do Dr. Paulo Rossi, LAPESUI – UFPR, sobre "Conjuntura do Mercado de Suinocultura no Quadrimestre janeiro-abril de 2013", que pretende aprofundar a análise conjuntural e as perspectivas para o restante do ano. Para completar essa análise conjuntural, os membros da Comissão Técnica terão acesso à "Apresentação dos Resultados do Levantamento dos Custos de Produção de Suinocultura" apurados nos painéis realizados nas principais regiões produtoras pelo especialista em custos, Dr. Ademir Girotto. Em seguida a Drª Andria Calderari e a Drª Aglaci Tomporoski, da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), apresentam o Projeto da ADAPAR de Sanidade Suína. Os membros da Comissão Técnica poderão tirar dúvidas e acrescentar propostas relacionadas às políticas sanitárias para a suinocultura. Elas também abordarão a questão do recolhimento de carcaças de suínos nas granjas.

As comissões técnicas: A FAEP possui 11 comissões técnicas representando as principais cadeias produtivas da agropecuária paranaense. Elas são compostas por produtores de todas as regiões do Paraná, indicados pelos Sindicatos Rurais, e se reúnem periodicamente para analisar o panorama de cada uma das atividades e dos grandes temas do agronegócio. Conjuntura, preços praticados, tendências do mercado, custos de produção, comercialização, questões sanitárias, política agrícola, meio ambiente, logística e infraestrutura, defesa política e econômica dos produtores formam o leque dos principais temas das reuniões dessas comissões. Essa interlocução com os produtores, uma das prioridades estratégicas da FAEP, procura estabelecer diálogo e fazer um levantamento das demandas do setor produtivo, dando mais visibilidade e efetividade às propostas de políticas públicas e na organização das cadeias produtivas.

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio