Sistema FAEP/SENAR-PR

Comissão Técnica de Avicultura da FAEP debate fatores de remuneração

Encontro reuniu avicultores das principais regiões produtoras do Estado. Aplicativo para smartphone do Sistema em fase de finalização foi apresentado

Fatores de custo e remuneração dos avicultores paranaenses dominaram os debates da reunião da Comissão Técnica de Avicultura da FAEP, no dia 1º de agosto, na sede da entidade, em Curitiba. O encontro reuniu avicultores das principais regiões produtoras do Estado, que colocaram na mesa suas realidades em termos financeiros. Outros assuntos foram conjuntura de mercado, energia elétrica, treinamentos oferecidos pelo SENAR-PR e o aplicativo desenvolvido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, que está prestes a ser lançado (leia mais abaixo).

O economista do Departamento Técnico Econômico da FAEP, Luiz Eliezer Ferreira, forneceu um panorama de produção, oferta e demanda, exportações e cotações internacionais. O especialista também falou sobre a situação dos focos de peste suína africana no mundo, especialmente na Ásia. “Já foram abatidos 4 milhões de suínos. Julho fechou com 238 focos ativos. Sabe-se que a China já conseguiu controlar a epidemia em algumas áreas com medidas sanitárias, com o trânsito animal bastante restrito”, pontuou.

Ferreira apontou como deve se comportar o mercado de milho, insumo primordial na produção de proteínas animais como a suína e a de aves. “O Paraná deve ter uma produção recorde agora, na segunda safra. Chama a atenção o fato de que, mesmo com a colheita em andamento no Brasil, o preço do milho não cai. Isso ocorre principalmente por conta de fatores externos, com a perspectiva de quebra na safra americana em função dos problemas climáticos. No cenário interno, o abate de aves tem aumentado e isso também contribui para pressionar as cotações do cereal”, explicou.

Ainda, a recente liberação de plantas para exportar para a China representa um novo ânimo para o setor. “Hoje, o Brasil tem 64 plantas habilitadas para exportar à China, sendo 38 de aves, 15 de bovinos, 10 de suínos e um para produtos com adição de inibidores. Ao todo, 73,4% das habilitações ocorreram a partir de maio de 2019”, revelou Mariana Assolari, médica veterinária do Departamento Técnico do Sistema FAEP/SENAR-PR. No Paraná, as plantas habilitadas estão em Cafelândia, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Rolândia, Cascavel, Matelândia, Palotina e Maringá”, completou.

A médica veterinária também apresentou o levantamento de custos de produção da atividade avícola. A pesquisa percorreu os municípios de Cianorte, Toledo, Cascavel, Londrina, Cambará, Campos Gerais, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Chopinzinho. “Temos uma variação imensa, de tamanho de aviários, empresas e regiões diferentes. Então fizemos uma média de um tipo de aviário para termos uma base comparativa”, explicou.

O levantamento completo será publicado no Boletim Informativo nas próximas edições.

Aplicativo do Sistema FAEP/SENAR-PR está em fase de finalização

Um aplicativo (app) para smartphones (Android e Iphone) está prestes a ser lançado pelo Sistema FAEP/SENAR-PR. A ferramenta, que passa agora pela fase de testes e ajustes finais, foi apresentado aos participantes da Comissão Técnica de Avicultura da FAEP.

A reunião foi escolhida para uma apresentação pelo fato de que uma das principais funcionalidades da ferramenta será a “Calculadora de Custos de Produção Avícola”. Com ela, o usuário poderá obter, em detalhes, os seus maiores e menores gastos para conduzir a atividade. Para isso, basta que o produtor insira os seus dados, então o sistema fará as contas automaticamente. Ainda, o avicultor poderá fazer a comparação com as médias regionais.

Além da calculadora, o aplicativo conta com outras seções, com informações de interesse de todos os produtores rurais. Uma delas é a previsão do tempo com aspectos relacionados à temperatura, precipitação, índice de radiação ultravioleta, pressão atmosférica, vento, entre outros detalhes fundamentais aos manejos da produção agropecuária.

Cabe destacar ainda a criação de um modo de pesquisar os cursos disponibilizados pelo SENAR-PR. As mais de 350 formações estarão em um banco de dados dentro do app. Entre as possibilidades de pesquisa estão a separação por meio de filtros, o que possibilita separar regional, município, nome dos cursos e datas de início e término. Tudo isso ao alcance dos dedos em qualquer lugar a partir de um smartphone conectado à internet.

Outras áreas do aplicativo também trazem os últimos acontecimentos que interferem na vida do produtor rural. O usuário pode, por exemplo, acompanhar notícias e cotações em tempo real. Também é possível conferir as edições do Boletim Informativo, a revista semanal do Sistema FAEP/SENAR-PR que tem, além de sua versão impressa, a versão digital.

Lançamento

Para ficar sabendo em primeira mão quando o aplicativo estiver disponível para download, e também para descobrir mais funcionalidades que estarão disponíveis na ferramenta, basta fazer o cadastro no site app.sistemafaep.org.br

 

 

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio