Sistema FAEP/SENAR-PR

Começa hoje a Expocarambeí

A Expocarambeí, considerada uma das mais importantes feiras de gado leiteiro do país, será realizada de 4 a 7 de maio, no novo Espaço de Exposições do Parque Histórico de Carambeí.

Em sua sétima edição, a exposição contempla o centenário da imigração holandesa, apresentando a melhor genética da região em gado leiteiro, que iniciou em 1947, com a vinda do primeiro rebanho puro da raça, trazida pelos imigrantes holandeses.

De acordo com o zootecnista da cooperativa, Michael Warkentin, os seis anos de feira mostram o avanço adquirido, visíveis nas pistas de julgamento, como também no tanque de leite na propriedade do produtor. "Mesmo com as intempéries climáticas de 2009 e 2010, a produção dos animais vem crescendo. Novas técnicas reprodutivas e produtivas vêm sendo aplicadas nas propriedades, como também reprodutores de centrais de sêmen cada vez mais especializados. Outro importante fator está nos programas de acasalamento, fundamentais para o rápido avanço na qualidade do rebanho dos cooperados da Batavo", comenta o zootecnista.

Durante a 7ª Expocarambeí, também teremos o Clube de Criação de Bezerras, no qual participam filhos e filhas de produtores de leite e de seus funcionários. "O objetivo é mostrar às crianças e adolescentes a importância dos cuidados na criação das bezerras e despertar neles o interesse em dar continuidade à atividade leiteira na região. Sabemos que os jovens de hoje serão os futuros produtores e colaboradores da cadeia leiteira do amanhã", afirma Michael, sendo um dos organizadores do evento.

A comercialização de animais durante a exposição também acaba sendo valorizada pela genética apresentada em pista, favorecendo o incremento financeiro no negócio do leite para o produtor.

"Certamente a consolidação da Expocarambeí mostra que a Batavo Cooperativa Agroindustrial está dedicada a trazer ao produtor todos os benefícios possíveis na cadeia do leite, contribuindo para que os associados continuem crescendo, prosperando e continuamente investindo em sua atividade", conclui.

Exposição conta com nova estrutura

O Parque de Exposições Batavo sediará a sétima edição da Expocarambeí numa área total de 4 hectares. A área construída para julgamento dos animais e expositores aumentou para 3.200 m², numa estrutura totalmente coberta que também abrigará os estandes das empresas do setor. A grande novidade neste ano está na área construída para estabilização, englobando três barracões, sendo dois com 660 m² e um de 360 m², totalmente integrados com o pavilhão de exposições.

Programação

A Expocarambeí é realizada pela Prefeitura Municipal de Carambeí, com o apoio da Batavo Cooperativa Agroindustrial. Trata-se de uma exposição de bovinos leiteiros da raça holandesa, inserida no calendário oficial das exposições pecuárias, em que são avaliados a performance e preparo do rebenho, bem como o fenótipo e evolução genética do gado leiteiro holandês da região.
O evento será realizado de 04 a 07 de maio, no Parque de Exposições da Cooperativa Batavo, conforme a programação:

EVENTO

DATA

DIA DA SEMANA

HORÁRIO

Admissão de animais

 04 e 05 de maio

 Quarta e Quinta

 Das 8h às 18h

Reunião Código de Ética

05 de maio

Quinta

Ás 19h30

Clube de Bezerras

06 de maio

Sexta-feira

9h30

Solenidade de Abertura

06 de maio

Sexta-feira

11h

Julgamentos:

 

 

 

Machos, Fêmeas Jovens e Grande Campeonato

06 de maio

Sexta-feira

13h

Fêmeas Paridas, Conjuntos, Úberes e Grande Campeonato

07 de maio

Sábado

10h

Premiação e Solenidade de Encerramento

07 de maio

Sábado

16h

Saída dos animais

07 de maio

Sábado

A partir das 18h

Fonte: Assessoria de Comunicação Batavo Cooperativa Agroindustrial

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio