Sistema FAEP/SENAR-PR

Com recorde renovado, plantio de soja supera expectativas nos EUA

O plantio da oleaginosa deve ocupar 34,3 milhões de hectares neste ano – um salto de 11% sobre a área cultivada no ciclo anterior

14265861087_7fc95a4239_z

Uma primavera fria e úmida e um mercado desfavorável para o milho incentivaram os produtores norte-ame­ricanos a dedicar à soja uma área recorde na safra 2014/15. Praticamente encerrado no país, o plantio da oleaginosa deve ocupar 34,3 milhões de hectares neste ano – um salto de 11% sobre a área cultivada no ciclo anterior. O número, apresentado ontem pelo USDA, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, superou não apenas a projeção feita pelo órgão no início da temporada (32,98 milhões de ha), mas também as expectativas do mercado, que apostava em algo em torno de 33,5 milhões de hectares. Diferente do que se poderia esperar, o crescimento da soja não ocorre com o avanço sobre o milho, que teve corte apenas marginal na sua estimativa de plantio (de 37,11 milhões em março para 37,01 milhões de ha).

Área plantada II: Nove estados concentram metade do incremento

Nove dos 31 estados que mais plantam soja nos Estados Unidos devem elevar a área de cultivo da oleaginosa a níveis recordes em 2014. Nas contas do governo norte-americano, Michigan, Minnesota, Nebraska, Ohio, Wisconsin, Nova York, Pennsylvania e as Dakota do Norte e do Sul devem, juntos, destinar quase 14 milhões de hectares à cultura. Com 1,8 milhão de hectares adicionais, esses estados serão responsáveis por mais da metade do incremento previsto pelo Departamento de Agriocultura dos Estados Unidos (USDA) para todo o país (33 milhões de ha, para 34,3 milhões de ha). Em 14 estados (Alabama, Delaware, Kansas, Kentucky, Louisiana, Mississippi, Missouri, Nova Jersey, Carolina do Norte, Dakota do Norte, Ohio, Oklahoma, Carolina do Sul e Tennessee) a área reservada à soja é maior que o terreno previsto para o milho, segundo o USDA.

Fonte: Gazeta do Povo – 02/07/2014

 

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio