Sistema FAEP/SENAR-PR

Com apoio da FAEP, Mapa realiza webinar sobre javalis

Evento vai abordar o controle populacional destes animais com especialistas de quatro países

O Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai promover um webinar sobre a gestão de populações de javalis. O evento, que conta com o apoio da FAEP, será realizado nos dias 22 e 29 de outubro, às 10 horas, com apresentações de especialistas do Brasil, Espanha, Uruguai e Alemanha. O objetivo é tratar a invasão e disseminação destes animais e mitigar o risco de contato entre os asselvajados e os domésticos/comerciais.

No dia 22 de outubro, a programação reúne apresentações sobre desafios e perspectivas do manejo populacional do javali no Brasil com o zootecnista e coordenador geral de Gestão da Biodiversidade, Florestas e Recuperação Ambiental no Ibama, Rodrigo Dutra; com o engenheiro agrônomo e diretor geral da Fundação Artemisan da Espanha, Luis Fernando Villanueva; e com o médico veterinário e representante da proJAB e Associação de Controladores de Javalis de Artigas (ACJA) do Uruguai, Martin Altuna.

No dia 29 de outubro, o tema será a gestão do manejo do javali frente a crises sanitárias, como estrutura, governança e responsabilidades compartilhadas. A programação inclui a gestão do javali frente a crises sanitárias na Espanha, com o médico veterinário e chefe do serviço de área de epidemiologia do Ministério da Agricultura, Alimentação e Ambiente (Mapama), German Caceres; gestão do javali antes e durante o foco de Peste Suína Africana (PSA) na Alemanha, com o médico veterinário e chefe do grupo de trabalho One Health and Development Cooperation, Klaas Dietze, e vigilância para Peste Suína Clássica (PSC) em javalis no Brasil, com a médica veterinária e pesquisadora em sanidade animal na Embrapa Suínos e Aves, Virgínia Santiago.

O webinar é destinado a toda cadeia produtiva de suínos, produtores rurais em geral, profissionais do meio ambiente, controladores, estudantes, pesquisadores e serviço veterinário oficial. As inscrições devem ser realizadas no link: http://bit.ly/ABCS-12.

Atuação da FAEP

No início deste ano, a FAEP estruturou o Grupo de Trabalho de Javalis, com participação do Mapa, Ibama, Exército Brasileiro, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e Associação Paranaense de Suinocultores (APS). A iniciativa surgiu a partir da Comissão Técnica de Suinocultura da Federação, que convocou entidades parceiras para debater as demandas dos produtores e articular ações para o controle efetivo do javali.

Junto a isso, a FAEP também desenvolveu a cartilha “Javali: uma ameaça ao agronegócio paranaense”, em que aborda os riscos causados pela espécie em diversos âmbitos e acarretam prejuízos econômicos, ambientais e sanitários. O material completo está disponível no link: https://sistemafaep.org.br/servico/javali-uma-ameaca-ao-agronegocio-paranaense/.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio