Sistema FAEP/SENAR-PR

Com 30 mi t, Brasil bate recorde em exportação no ano

As exportações de soja do Brasil no acumulado do ano até o final da terceira semana de julho atingiram um recorde superior a 30 milhões de toneladas, com o país escoando ao exterior a sua maior safra da história em meio à forte demanda externa.

Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), divulgados na segunda-feira (22), as exportações de soja nos 15 dias úteis de julho somaram 4,3 milhões de toneladas. Esse volume eleva os embarques no ano para 30,4 milhões de toneladas.
Em todo o ano passado, o Brasil exportou 32,9 milhões de toneladas de soja, contra um recorde anual de 32,97 milhões de toneladas em 2011, de acordo com o Ministério da Agricultura.

No ano industrial 2013/14 (fevereiro/janeiro), as exportações estão estimadas pela associação da indústria (Abiove) em 39 milhões de toneladas.

A soja é o principal produto do agronegócio do Brasil. Neste ano, as exportações nacionais também se beneficiam de uma escassez da oleaginosa nos Estados Unidos, tradicionalmente os maiores produtores globais, que sofreram perdas em 2012 devido a uma severa seca.

Os embarques de milho do Brasil, que devem apresentar uma retomada no segundo semestre, somaram no acumulado do mês cerca de 409 mil toneladas, com a média diária de embarques tendo praticamente dobrado para 27,3 mil toneladas em julho na comparação com junho.

O crescimento nas exportações do cereal ocorre à medida que vai diminuindo a oferta exportável de soja, liberando espaço nos portos, e com o país lidando para reduzir o excedente de milho em meio à colheita recorde.

Já as exportações de açúcar bruto estão ligeiramente abaixo do ritmo de junho, a 87,7 mil toneladas por dia, em média.

Gazeta do Povo

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio