Sistema FAEP/SENAR-PR

Colheita do milho segunda safra atinge 8% da área no Paraná

Trabalhos estão atrasados em relação a mesma época do ano passado, quando 28% da área de milho de segunda safra estava colhida

O levantamento semanal do Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria de Agricultura e abastecimento do Paraná, mostra que a colheita do milho de segunda safra avançou 4 pontos nesta semana e atingiu 8% dos 2,395 milhões de hectares cultivados.

Os trabalhos estão atrasados em relação a mesma época do ano passado, quando 28% da área de milho de segunda safra estava colhida. A defasagem se deve ao plantio tardio do cereal, provocado pelo alongamento do ciclo da soja.

Os relatos colhidos em campo pelo Deral constaram que apenas 1% das lavouras de milho estão em condições de desenvolvimento consideradas ruins, 10% estão na média e 89% em bom estágio de desenvolvimento. Em relação à fase atual, 1% está em floração, 43% em frutificação e 56% em maturação, pronto para colheita.

Trigo

O plantio do trigo chega na fase final do Paraná, com avanço de 3 pontos nesta semana e 95% dos 977,3 mil hectares previstos já semeados. Na mesma época do ano passado 92% da área estava semeada.

Vale lembrar que em função do desestímulo dos preços, a área de trigo no Paraná encolheu 11% nesta safra. A produção deve cair 12% para 3,068 milhões de toneladas, por conta da retração de 1% esperada na produtividade.

Segundo o Deral, o clima favorece o desenvolvimento das lavouras, com 94% em condições consideradas boas e 6% na média. Em relação ao estágio das plantas, 5% ainda está em germinação, 70% encontra-se em fase de desenvolvimento vegetativo, 18% em floração e 7% em frutificação.

Café

As boas condições climáticas também favorecem à colheita de café, que neste ano avançou mais 6 pontos para 38% da área plantada. Na mesmas época do ano passado 32% da área estava colhida. O Deral prevê aumento de 13,2% na produção de café, para 1,231 milhões de sacas de 60 quilos.

Em relação às condições das lavouras, 1% é considera ruim, 10% está na média e 89% em bom desenvolvimento. Quanto à fase das lavouras, 99% estão em maturação.

Fonte: Revista Globo Rural.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio