Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 22/01/2019 - 07h38
Postado em Agronegócios, Destaques, Grãos, Notícias, Soja

22/01/2019 07h38 - Postado em Agronegócios, Destaques, Grãos, Notícias, Soja

Colheita de soja no Brasil atinge 5,4% da área, estima agência

Apesar disso, Safras & Mercado ressalva que produtividade está abaixo do esperado em estados como Mato Grosso do Sul e Paraná

A colheita de soja atingiu 5,4% da área estimada, conforme dados divulgados na segunda-feira (21), pela Safras & Mercado. Trata-se do primeiro levantamento semanal da colheita na temporada feito pela agência. A pesquisa engloba dados colhidos até o dia 18 de janeiro.

Segundo o levantamento, a colheita adiantada em relação a igual período do ano passado (0,8%), e também à frente da média para o período, de 1,4%. Segundo o analista da Safras & Mercado, o avanço se deve ao clima favorável e do plantio antecipado, os trabalhos de colheita avançam em um ritmo acima da média.

Apesar disso, a agência aponta que em estados que figuram entre os maiores produtores do grão a produtividade está abaixo do esperado. “Os resultados têm confirmado produtividades abaixo do esperado nas lavouras semeadas precocemente nos estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul”, comenta.

Na região Oeste do Paraná, por exemplo, a quebra de safra deve ser superior a 30%, conforme estimativa extraoficial do Departamento de Economia Rural (Deral) do Estado, divulgada pelo Sistema FAEP/SENAR-PR. Há casos de sojicultores que sequer vão conseguir cobrir os custos de produção.

 

Título da Postagem: Colheita de soja no Brasil atinge 5,4% da área, estima agência

imprensa@faep.com.br