Sistema FAEP/SENAR-PR

Colheita de soja no Brasil atinge 5,4% da área, estima agência

Apesar disso, Safras & Mercado ressalva que produtividade está abaixo do esperado em estados como Mato Grosso do Sul e Paraná

A colheita de soja atingiu 5,4% da área estimada, conforme dados divulgados na segunda-feira (21), pela Safras & Mercado. Trata-se do primeiro levantamento semanal da colheita na temporada feito pela agência. A pesquisa engloba dados colhidos até o dia 18 de janeiro.

Segundo o levantamento, a colheita adiantada em relação a igual período do ano passado (0,8%), e também à frente da média para o período, de 1,4%. Segundo o analista da Safras & Mercado, o avanço se deve ao clima favorável e do plantio antecipado, os trabalhos de colheita avançam em um ritmo acima da média.

Apesar disso, a agência aponta que em estados que figuram entre os maiores produtores do grão a produtividade está abaixo do esperado. “Os resultados têm confirmado produtividades abaixo do esperado nas lavouras semeadas precocemente nos estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul”, comenta.

Na região Oeste do Paraná, por exemplo, a quebra de safra deve ser superior a 30%, conforme estimativa extraoficial do Departamento de Economia Rural (Deral) do Estado, divulgada pelo Sistema FAEP/SENAR-PR. Há casos de sojicultores que sequer vão conseguir cobrir os custos de produção.

 

Felippe Aníbal

Jornalista profissional desde 2005, atuando com maior ênfase em reportagem para as mais diversas mídias. Desde 2018, integra a equipe de comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR, onde contribui com a produção do Boletim Informativo, peças de rádio, vídeo e o produtos para redes sociais, entre outros.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio