Sistema FAEP/SENAR-PR

Cocamar estima perdas de até 30% no milho e trigo do norte do Paraná

As lavouras de milho e trigo do Norte do Paraná tiveram perdas entre 15% e 30% devido às geadas que afetaram o Estado na última semana, segundo informou em nota a Cocamar, uma das principais cooperativas agrícolas do Paraná, se referindo às áreas de sua abrangência.

O que ocorreu é que essas lavouras de milho e trigo do Norte do Estado estavam em fase mais atrasada de desenvolvimento, portanto, no momento da geada, encontravam-se em estágio mais suscetível a baixas temperaturas.

Segundo boletim da cooperativa, os danos provocados pelas geadas da última semana variaram bastante de intensidade de uma região para outra. Na área de abrangência da Cocamar, as lavouras de inverno em municípios do norte do Estado sofreram um impacto maior que as cultivadas no noroeste. Nesta região, onde o milho é cultivado mais cedo, as perdas foram consideradas pequenas, pois na maior parte dos municípios a cultura já estava em período de colheita.

Conforme informações do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), cerca de metade da safra de trigo estava suscetível à perda por causa da geada.

Na manhã de hoje, o coordenador técnico de culturas anuais da cooperativa, Emerson Nunes, recebeu relatórios enviados pelos entrepostos situados em ambas as regiões. Segundo ele, confirmando as expectativas, o percentual de perdas varia bastante de um município para outro.

No caso do café, os danos ainda estão sendo levantados. De qualquer forma, a Cocamar informou que eles devem ser sentidos na safra do ano que vem.

Fonte: Valor Econômico – 29/07/2013

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio