Sistema FAEP/SENAR-PR

CNA realiza Dia de Mercado de Grãos em Goioerê

O principal palestrante do evento, que acontece no dia 29 de agosto, é o analista de mercado de mercado de commodities Flávio França Junior

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e o Sindicato Rural de Goioerê realizam o Dia de Mercado da Grãos, no dia 29 de agosto, na Associação Comercial e Industrial de Goioerê (ACIG).

Diante das mudanças no clima e da volatilidade de preços das commodities agrícolas no mercado internacional e da taxa de câmbio no Brasil, que apresentam um cenário diferente do ano passado, é importante os produtores estarem informados sobre a conjuntura no mercado mundial de grãos e como isso afetará os preços no mercado interno. Em 2015 a economia brasileira encolheu 3,8%. O único setor a apresentar crescimento, suportando o resultado nacional e impendido uma queda maior do Produto Interno Bruto (PIB) foi a agropecuária que fechou o ano com crescimento de 1,8%. A agropecuária paranaense apresentou crescimento ainda mais vigoroso de 4,4% dando suporte à economia paranaense, levando desenvolvimento e empregos para os municípios do interior do Estado. O Paraná tem destaque no âmbito da agropecuária nacional, sendo o maior produtor de frangos e segundo maior produtor de grãos. As exportações da agropecuária paranaense representaram 78% de todo valor exportado pelo Estado no ano de 2015.

O principal palestrante do evento é o analista de mercado de mercado de commodities Flávio França Junior, que atua há 30 anos em análise agroeconômica e de mercados de commodities. O beabá do mercado de commodities e as perspectivas para a comercialização agrícola da safra 2016/17 fazem parte dos principais temas da palestra de França Junior.

O pesquisador do CEPEA/ESALQ/USP, Mauro Ozaki, apresentará os estudos sobre custos de produção agrícola no estado do Paraná, realizados no Campo Futuro, iniciativa da CNA, que faz levantamento de custos nos principais estados e municípios produtores de grãos do país. Além disso, a economista do Departamento Técnico e Econômico da FAEP, Tânia Moreira, vai expor a participação do agronegócio no contexto da conjuntura econômica atual.

Para o presidente do Sindicato Rural de Goioerê, Sérgio Fortis, “com essas informações, os produtores podem adotar as melhores estratégias de planejamento e comercialização das lavouras de grãos”. O público-alvo do Dia de Mercado de Grãos são produtores rurais, engenheiros agrônomos, cooperativas, técnicos e interessados em agronegócio. A entrada é franca e não há necessidade dos participantes realizarem inscrições.

Dia de Mercado de Grãos
Município: Goioerê (PR)
Data: 29 de agosto (segunda-feira)
Horário: 19h
19h00 – Abertura: Sérgio Fortis – Presidente do Sindicato Rural de Goioerê
19h10 – Conjuntura econômica e o agronegócio – Tânia Moreira – DTE/FAEP
19h25 – Custo de produção agrícola no Paraná: Mauro Ozaki – CEPEA/ESALQ/USP
20h00 – Tendências de mercado de grãos: Flávio França Junior – Especialista em Agronegócio
21h15 – Mesa Redonda – perguntas do público
Local:
ACIG – Associação Comercial e Industrial de Goioerê
Av. Mauro Mori, 415 – Jardim Lindóia – Goioerê – PR
Federação da Agricultura do Estado do Paraná – FAEP

Home

 

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio