Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 06/09/2012 - 12h00
Postado em Notícias

06/09/2012 12h00 - Postado em Notícias

CMN autoriza renegociação de operações de crédito rural

O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou a renegociação de operações de crédito rural de custeio e investimento contratadas por avicultores não integrados e suas cooperativas, segundo comunicado divulgado após reunião extraordinária nesta quarta-feira (5). A medida contempla demanda dos avicultores que enfrentam crise diante do salto nos custos de produção puxado pelo aumento nos preços […]

O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou a renegociação de operações de crédito rural de custeio e investimento contratadas por avicultores não integrados e suas cooperativas, segundo comunicado divulgado após reunião extraordinária nesta quarta-feira (5).

A medida contempla demanda dos avicultores que enfrentam crise diante do salto nos custos de produção puxado pelo aumento nos preços do milho e da soja, que levou a cortes na produção, paralisação de atividades em algumas empresas e demissões de mais de 5 mil pessoas.

Pela medida, ficam prorrogadas para 15 de fevereiro do 2013 parcelas com vencimento entre 1o de janeiro de 2012 e 14 de fevereiro de 2013, para operações em situação de adimplência até o fim do ano passado.

A renegociação prevê operações de crédito de custeio agrícola das safras 2011/12 e pecuário de 2011 e 2012, além das de custeio e investimento –inclusive de parcelas já prorrogadas por autorização do CMN.

O CMN autorizou ainda a renegociação de financiamentos de produtores rurais que foram afetados pela seca na região Sul. Nesse caso, a determinação inclui a renegociação de operações de crédito para custear o cultivo da safra 2011/12 que tiveram prejuízos com a estiagem.

A estiagem no início deste ano provocou quebra da safra de grãos de verão, com a produção da soja caindo para 66,3 milhões de toneladas, contra o recorde do ciclo anterior de 75,3 milhões de toneladas.

Fonte: Valor Econômico

imprensa@faep.com.br