Sistema FAEP/SENAR-PR

Clima: Instabilidades seguem com alerta de tempestades nesta 4ª feira em áreas do MS, PR e SP

No Paraná as chuvas tem atrapalhado o trabalho no campo

As instabilidades seguem intensas sobre áreas da faixa Centro-Sul do país com a passagem de uma frente fria e uma área de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e Argentina. Nesta quarta-feira (24), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para a previsão de tempestades em áreas da região.

Em todo o estado de Mato Grosso do Sul e em áreas Norte de São Paulo são esperadas chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Com a condição, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Aviso para as áreas: Leste Sul-Mato-Grossense, Campinas, Bauru/Araraquara/Piracicaba, Ribeirao Preto, Araçatuba/São José Do Rio Preto, Presidente Prudente/Marília/Assis, Sul E Sudoeste Sul-Mato-Grossense, Pantanal Sul-Mato-Grossense, Centro Norte Sul-Mato-Grossense

Nas outras áreas do estado de São Paulo, as precipitações serão mais brandas, entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h), e queda de granizo. No entanto, é baixo o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Aviso para as áreas: Campinas, Bauru/Araraquara/Piracicaba, Itapetininga, Ribeirao Preto, Araçatuba/São José Do Rio Preto, Sorocaba/Brangança Paulista, Vale Do Paraíba/Litoral Norte, Metropolitana De Sao Paulo, Litoral Sul/Baixada Santista/Vale Do Ribeira, Presidente Prudente/Marília/Assis, Serra Da Mantiqueira

Na parte Norte do Paraná, as tempestades ocorrem com chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h), e queda de granizo. É baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. Também são esperadas precipitações em outras áreas do Sul.

Aviso para as áreas: Central Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense

“Nas demais áreas Santa Catarina e no noroeste do Rio Grande do Sul o céu fica nublado, intercalando alguns períodos de sol e há possibilidade de chuva a qualquer hora do dia. Ainda pode chover com moderada a forte intensidade”, noticiou a Climatempo. Nas demais áreas do Rio Grande do Sul, não há previsão de chuvas.

Para os próximos dias, segundo a empresa meteorológica, as áreas de instabilidade devem seguir sobre o Sul do país. “No fim de semana, o sol volta a aparecer entre nuvens na maior parte da Região, mas as áreas litorâneas continuam com muita umidade e possibilidade de chuva a qualquer hora”, disse a Climatempo.

De acordo com Daniel Latorraca Ferreira, superintendente do Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia agropecuária), as condições climáticas são favoráveis nesta temporada para o avanço do plantio da soja no estado. Até o momento, 50% da área de soja está plantada.

No Paraná, no entanto, as chuvas têm atrapalhado o avanço dos trabalhos no campo.

Apesar de as chuvas fortes na região Central atrapalharem pontualmente os trabalhos de plantio da safra de verão, que ainda ocorrem em alguns estados, as precipitações recentes foram bastante irregulares e ajudaram nos trabalhos e favorecem o desenvolvimento das plantas.

Mapas estendidos do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, mostram a tendência de chuvas mais concentradas sobre a faixa Central do país entre os dias 24 de outubro a 01 de novembro. Entre 1 de novembro e 9 de novembro, uma condição mais úmida toma diversas áreas do país.

Fonte: Notícias Agrícolas

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio