Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 21/08/2014 - 12h22
Postado em Grãos, Trigo

21/08/2014 12h22 - Postado em Grãos, Trigo

Clima favorece o cultivo do trigo no Paraná

Começou a colheita de cereal na região norte do estado

trigo colheita_062Em Arapongas, região norte do estado, Valdir Eldes Valdrich plantou trigo em uma área de 270 hectares, a mesma do ano passado. O produtor prevê colher até 50 sacas por hectare, o que significa uma boa colheita. “O ano passado os custos eram menores e produtividade também aparentava ser boa, porém a geada levou tudo por água abaixo. Esse ano, os investimentos foram os mesmos, os custos maiores, mas a produção está respondendo ao tratamento que foi feito”, diz.

A colheita do trigo no Paraná vai até novembro. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra do estado deverá chegar a 3,9 milhões de toneladas nesta safra, mais que o dobro do ano passado.

Em 2013, a geada prejudicou bastante o trigo, mas nesta safra, o clima tem sido favorável à cultura, até o momento. A chuva, por exemplo, veio na quantidade certa e no momento certo.

“O clima, até o momento, está excelente, principalmente para quem está colhendo. Se ocorrer chuva, esperamos que seja rápida, que não venha tirar nem a qualidade nem a produtividade do produtor”, explica Giovane Reis Vila, engenheiro agrônomo.

Fonte:Do Globo Rural – 21/08/2014

Título da Postagem: Clima favorece o cultivo do trigo no Paraná

imprensa@faep.com.br