Sistema FAEP/SENAR-PR

Chuvas de maio favorecem lavouras

Boletim da Conab mostra que as chuvas de maio favoreceram as lavouras no Paraná, em Mato Grosso do Sul e São Paulo

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), divulgou o 5º Boletim de Monitoramento Agrícola deste ano. O foco desta edição é o monitoramento do milho 2ª safra, em desenvolvimento ou em fase reprodutiva. O boletim mostra que as chuvas de maio favoreceram as lavouras no Paraná, em Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Possíveis mudanças na previsão de safra estão sendo verificadas em campo e serão informadas dia 9 de junho, durante a divulgação do 9º Levantamento da Safra de Grãos.

Os dados de satélite apontam que o índice de cobertura vegetal desta safra está menor do que nos anos anteriores, na maioria das regiões produtoras desses estados, em função da falta de chuvas em abril, o que significa que parte das lavouras foi prejudicada.

Já nas regiões monitoradas de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e do Maranhão praticamente não choveu em maio, o que prejudicou parte das lavouras desde o mês de março, em função do déficit hídrico e das altas temperaturas em fases críticas do desenvolvimento. Isso, porém, já havia sido previsto no prognóstico climático do anúncio de grãos deste mês.

O Boletim de Monitoramento Agrícola avalia as condições atuais das lavouras, com base em dados de satélite, em decorrência de fatores agronômicos e climáticos recentes. Além de auxiliar nas estimativas de safra, o monitoramento também é utilizado como apoio às análises de mercado e gestão de estoques da Conab.

Fonte: MAPA – 30/05/2016

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio