Sistema FAEP/SENAR-PR

Chuva ameaça trigo no Paraná

Dependência externa

11 milhões de toneladas são consumidas anualmente pelos brasileiros, sendo que metade é importada.

As chuvas que atingiram o estado nas últimas semanas já estão causando problemas às lavouras de trigo do estado. O excesso de umidade faz com doenças como a brusone, que traumatizou milhares de agricultores paranaenses na safra 2009/10, e a ferrugem asiática apareça nos campos. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Paraná, os produtores estão com dificuldades de combater as pragas porque o ataque dos fungos é intenso em algumas regiões, fato que poderá comprometer a qualidade e a produtividade de trigo paranaense.

As adversidades climáticas ocorrem num ano em que o estado reduziu em 28% a área destinada ao produto e perdeu o posto de maior produtor nacional. De acordo com levantamento da Secretaria Estadual de Agricultura (Seab), a área do cereal caiu para 792 mil hectares nesta temporada, contra 1 milhão na passada. A perda de terreno deve resultar em colheita 10% menor – 2,2 milhões de toneladas. A redução das apostas é reflexo do alto risco ofertado pela cultura, sensível às chuvas, e ao mercado, que tem pago preço abaixo do mínimo por causa da baixa liquidez. Os problemas fizeram com que a Conab no Paraná solicitasse a Brasília recursos de AGF (Aquisição do Governo Federal) e PEP (Prêmio de Escoamento de Produto) para ao menos metade da safra que será colhida até novembro. A expectativa é de que, com a queda na qualidade, ocorra dificuldade de venda.

Fonte: Gazeta do Povo

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio