Sistema FAEP/SENAR-PR

China importa 5 mi t de milho desde março e deve comprar mais

A China pode ter comprado até 5 milhões de toneladas demilho desde março, e fontes do mercado acreditam que o segundo consumidorglobal compre mais, à medida que os preços do produto caíram das máximas.

 

O preço do milho na bolsa de Chicago perdeu cerca de umquinto de seu valor desde o recorde de 7,9975 dólares por bushel em 10 dejunho, após o governo dos EUA ter previsto uma potencial safra recorde.

 

"Considerando o preço atrativo, acreditamos que a Chinapode ter comprado bastante nos últimos dias, um volume de pelo menos 5 milhõesde toneladas desde março", afirmou uma fonte da indústria em Pequim.

 

"Nossa planilha mostra que a China precisa importarpelo menos 10 milhões de toneladas em 2011/12. Mesmo com um aumento de área nopaís, o volume é necessário para cobrir o consumo doméstico, além danecessidade para reconstruir os estoques e esfriar a especulação."

 

Outra fonte da indústria na China, que também pediu para nãoser identificada, afirmou que o país já comprou 5 milhões de toneladas ou estáa caminho de atingir esse volume.

 

O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) confirmou vendade 540 mil toneladas para a China na quinta-feira e de outras 300 mil toneladaspara destinos não conhecidos, as quais traders acreditam ser a China. As vendasanunciadas pelo USDA foram somadas a cerca de 2 milhões de toneladas que o paísjá havia comprado neste ano.

 

"Na semana passada e nesta semana a China tem compradomilho dos EUA e nós esperamos que eles continuem comprando mais com estespreços, o que é um fator bastante altista", disse Kazuhiko Saito, analistachefe de commodities da Fujitomi, empresa de trading de commodities, em Tóquio.

 

"Nossa estimativa é de que eles vão comprarfacilmente 5 milhões de toneladas de milho dos EUA este ano e a maior parte dacompra vai ocorrer em julho ou agosto", disse o analista, cuja estimativaestá em conformidade com a previsão feita pelo Conselho de Grãos dos EUA.

Fonte: Gazeta do Povo Online – Reuters

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio