Sistema FAEP/SENAR-PR

CEPEA: Valores do arábica oscilam com força, enfraquecendo negócios

As incertezas com relação ao tamanho da próxima safra brasileira causam oscilações no preço

Ao longo de novembro, os preços nos mercados doméstico e externo de café vêm registrando fortes oscilações. O principal motivo continua sendo as incertezas com relação ao tamanho da próxima safra brasileira (2015/16), que está sendo prejudicada pelo clima. Na última semana, especificamente nos dias 20 e 21, os valores foram pressionados pela reestimativa do USDA, que elevou a produção brasileira da atual temporada (2014/15) para 51,2 milhões de sacas de 60 kg (arábica e robusta), superando em 3,4% a anterior.

Entre 19 e 26 de novembro, as negociações seguiram em ritmo lento no Brasil, devido às variações nos valores. Na quarta-feira, 24, o Indicador CEPEA/ESALQ do arábica tipo 6 bebida dura para melhor, posto na capital paulista, fechou a R$ 468,61/saca de 60 kg, queda de 5,5% em relação à quarta anterior. No mês, porém, acumula alta de 5,8%.

Quanto ao mercado de robusta, nos últimos dias, as cotações não registraram variações significativas. O Indicador CEPEA/ESALQ do robusta tipo 6 peneira 13 acima fechou a R$ 283,24/saca de 60 kg na quarta-feira, 26, alta de 0,7% em relação à quarta anterior – a retirar no Espírito Santo. No acumulado de novembro, a elevação acumulada é de 7,8%

Fonte: Centro de Estudos Avançados em Economia Ap – 28/11/2014

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio