Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 01/09/2016 - 14h33
Postado em Destaques, Notícias

01/09/2016 14h33 - Postado em Destaques, Notícias

Cápsula que “quebra” a lactose leva jovem de Londrina a competição internacional do Google

Adolescente desenvolveu um projeto para pessoas intolerantes à lactose e vai participar de evento na Califórnia, nos Estados Unidos

Uma jovem de Londrina, no Norte do Paraná, será a única representante do Brasil na Google Science Fair, competição on-line global de ciência e tecnologia promovido pelo Google, que envolve jovens entre 13 e 18 anos de todos os continentes. A estudante Maria Vitória Valoto, de 16 anos, embarca para a Califórnia, nos Estados Unidos, em setembro, para participar da cerimônia de entrega dos prêmios. Na ocasião, ela irá apresentar a uma banca de especialistas seu projeto, que consiste numa cápsula que “quebra” a lactose voltada às pessoas que têm intolerância a substância, que pode ser misturada ao leite na hora de beber.

O objetivo do trabalho foi criar um método mais viável para hidrólise da lactose do que todas as alternativas existentes hoje no mercado. “A ideia era fazer um produto mais fácil de usar e mais barato”, conta a estudante. Segundo ela, avaliações iniciais sobre a viabilidade do produto indicam que ele poderia ser de fato mais em conta do que as outras alternativas existentes no mercado. O produto seria um sachê com cápsulas com a enzima beta-galactosida (responsável pela quebra da lactose), que poderia ser reutilizado pelo usuário.

“Ainda está tudo numa fase inicial, está tudo no papel, ainda tem muitos testes para fazer”, avalia a jovem, que já tem um protótipo pronto do produto. Ao invés dos produtos existentes atualmente, em que o usuário ingere a enzima para quebra da lactose, o sachê de cápsulas desenvolvido pela estudante é colocado diretamente no leite e pode ser usado várias vezes. A inspiração veio de dentro de casa, uma vez que o pai da jovem é intolerante à lactose.

Leia a matéria completa aqui.

 

Título da Postagem: Cápsula que “quebra” a lactose leva jovem de Londrina a competição internacional do Google

imprensa@faep.com.br