Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 06/06/2013 - 12h00
Postado em Notícias

06/06/2013 12h00 - Postado em Notícias

Campo&Cia: confira as principais notícias na edição desta quinta-feira

Você sabia que desde o dia 1º de junho tratores e colheitadeiras terão que ser emplacados como se fossem carros de passeio? Trata-se de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que obriga o emplacamento de todo o maquinário agrícola que eventualmente colocar os pneus numa rua ou rodovia. Afinal, quanto isso vai custar […]

Você sabia que desde o dia 1º de junho tratores e colheitadeiras terão que ser emplacados como se fossem carros de passeio? Trata-se de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que obriga o emplacamento de todo o maquinário agrícola que eventualmente colocar os pneus numa rua ou rodovia. Afinal, quanto isso vai custar ao produtor? O Campo & Cia conversa com o engenheiro-agrônomo Nilson Hanke Camargo, da FAEP.

A insegurança ameaça novamente proprietários rurais do país. Produtores do Paraná estão atentos ao desenrolar das invasões indígenas em terras produtivas do Mato Grosso do Sul e do Rio Grande do Sul. O temor é que o governo não faça nada para evitar que Organizações Não Governamentais (Ongs) e movimentos de esquerda manipulem os índios contra o setor produtivo. No Mato Grosso do Sul, já houve morte e feridos e índios resistem em deixar 62 propriedades invadidas. No Paraná, a demarcação de terras indígenas preocupa produtores nas regiões Oeste, entre Guaíra e Terra Roxa, e no Centro-Sul, em Laranjeiras do Sul. Em Laranjeiras, 700 hectares estão em processo de identificação para demarcação, como conta o presidente do Sindicato Rural, João Paulo Oliboni.

O governo anunciou um volume de R$ 136 bilhões para o novo Plano Agrícola e Pecuário, o PAP 2013/2014.  Neste ano, a FAEP, junto a outras instituições, entregou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) um documento com mais de 100 propostas dos produtores para o PAP. Entre as propostas da FAEP atendidas pelo Mapa, o destaque foi a criação do Plano Nacional de Armazenagem, com taxas de juros reduzidas.

A previsão com o meteorologista Tarcísio Valentin da Costa, do Simepar.

Faça o download:

imprensa@faep.com.br