Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 23/05/2014 - 11h51
Postado em Trigo

23/05/2014 11h51 - Postado em Trigo

Camex não avaliou redução da taxa do trigo, diz ministro

Segundo Neri Geller, redução na taxa de importação do trigo de fora do Mercosul não foi avaliada na reunião da Camex

Uma redução na taxa de importação do trigo de fora do Mercosul não foi avaliada na reunião da Câmara de Comércio Exterior (Camex) desta quinta-feira, disse o ministro da Agricultura, Neri Geller, a jornalistas ao sair da reunião.

O pedido da indústria para redução da tarifa, em um momento de entressafra no Brasil e no Mercosul em que a oferta fica mais apertada, foi retirado da pauta da reunião do órgão integrado por ministros.

Segundo Geller, uma decisão sobre redução da tarifa de 10 por cento poderia afetar o plantio de trigo no Brasil, que está em desenvolvimento, pois desencorajaria a continuidade do plantio pelo produtor nacional. O ministro disse ainda que as projeções indicam um aumento na produção do trigo do Brasil e que há um recuo nos preços do produto.

A safra de 2014 do Brasil foi calculada pela Companhia Nacional de Abastecimento em um recorde de 6,88 milhões de toneladas, aumento de quase 25 por cento ante a temporada passada, com um crescimento de 15 por cento na área e melhores produtividades. Em 2013, a safra foi severamente afetada por geadas no Paraná. A previsão da Conab considera um clima normal para 2014. Mas o ministro acrescentou que o governo continuará observando o comportamento do mercado. Ele acrescentou que, se necessário, será marcada uma reunião extraordinária da Camex de 10 a 15 dias para retornar a questão.

Fonte: Mapa – 23/05/2014

Tags:, , ,

Título da Postagem: Camex não avaliou redução da taxa do trigo, diz ministro

imprensa@faep.com.br