Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 01/11/2017 - 15h48
Postado em Avicultura, Destaques, Suinocultura

01/11/2017 15h48 - Postado em Avicultura, Destaques, Suinocultura

Cadecs: mais diálogo entre o campo e a agroindústria

Criação do Núcleo Estadual alavanca formação de comissões de produtores para negociar com empresas

Um espaço transparente e equilibrado para a negociação entre produtores integrados e agroindústrias integradoras. É nisso que consistem as Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs), criadas a partir da sanção da Lei nº 13.288/16, conhecida como “Lei da Integração”.

A nova legislação abriu caminho para desatar um nó histórico envolvendo, de um lado, avicultores, suinocultores, piscicultores, citricultores e fumicultores e, de outro lado, as empresas que atuam no regime de integração. Passou a ser obrigatório constituir uma Cadec junto à cada unidade industrial destas cadeias produtivas, para criar um canal de diálogo e negociação entre as partes. Cada Cadec é composta por cinco membros titulares e cinco suplentes do lado dos produtores e igual número de componentes do lado das indústrias.

O Paraná conta com 31 unidades agroindustriais nas cadeias de suínos e aves, distribuídas por praticamente todas as regiões do Estado. Deste total, 16 unidades, ou 52%, contam com Cadecs ativas e outras cinco estão na fase de implementação. A expectativa é fechar o ano com 68% das unidades com Cadecs funcionando.

Leia mais sobre a criação de Cadecs pelo Estado aqui.

Título da Postagem: Cadecs: mais diálogo entre o campo e a agroindústria

imprensa@faep.com.br