Sistema FAEP/SENAR-PR

Cadecs começam a mudar avicultura na Lapa

Implantação das comissões de frango de corte e matriz/ recria no município abriu um canal entre produtores e indústria, antes inexistente

Nos últimos dois meses, a avicultura da Lapa e região tem sofrido uma transformação. Desde a implantação das Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs) de corte e matriz/recria, os cerca de 300 avicultores, somando os envolvidos com as duas etapas, estão presenciando mudanças significativas na forma de negociação entre o setor produtivo e a indústria JBS, instalada no município.

As duas Cadecs, constituídas com assessorias técnica e jurídica da FAEP e auxílio administrativo do Sindicato Rural da Lapa, atendem a chamada Lei de Integração – n.º 13.288/2016 –, aprovada pelo governo federal no ano passado. A legislação exige a formação de comissões paritárias, com o mesmo número de representantes do setor produtivo e das empresas, com regimento interno próprio, que define, entre outras coisas, a periodicidade das reuniões.

Leia a matéria completa.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio