Sistema FAEP/SENAR-PR

Cadastre seus animais

Pecuaristas têm até o fim de novembro para atualizar seus rebanhos junto à Adapar

Pecuaristas e criadores do Paraná têm até o dia 30 de novembro para cadastrar seus rebanhos junto à Agência e Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). O cadastro é obrigatório para bois, búfalos, cabras, ovelhas, suínos, cavalos, jumentos, mulas, galinhas e peixes. Todos os animais da propriedade devem ser cadastrados. Dentre outras implicações, o produtor que não cadastrar ficara impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA). Até o momento, o índice de cadastro está em 26%, abaixo do esperado.

No caso de bovinos e bubalinos, o cadastro substitui o comprovante de compra da vacina contra febre aftosa, que era aplicada no rebanho até o ano passado. A suspensão da vacinação foi mais um passo do Paraná rumo ao status de “Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação”, degrau mais elevado no ranking da sanidade internacional, que pode abrir novos mercados para as carnes paranaenses. A expectativa do Paraná é obter esse reconhecimento em maio de 2021, durante reunião da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

A atualização do rebanho pode ser feita junto ao sindicato rural local ou na cidade mais próxima, veja se sua cidade pertence á extensão de base de algum sindicato rural no endereço https://sistemafaep.org.br/sindicatos/.

Este ano, em virtude da necessidade de isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus, a Adapar estendeu o prazo da campanha de modo a não correr o risco de aglomerações nos casos de cadastro presencial (quando o produtor precisa se dirigir até o local).

Essas situações em que o criador teria que ir pessoalmente ao posto da Adapar ou ao sindicato rural seriam exceções, pois a preferência é que os cadastros sejam feitos via online. De acordo com a Portaria 78, de 27 de abril de 2020, que baliza as regras do cadastramento, o atendimento presencial só será permitido “quando o atendimento ao público seguir as determinações das autoridades competentes quanto ao controle da Covid – 19”.

O cadastro é feito de forma online, por meio dos endereços: http://www.adapar.pr.gov.br/  e http://www.produtor.adapar.pr.gov.br/comprovacaorebanho  Se tiver dificuldade, clique no banner para acessar o site da campanha.

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio