Sistema FAEP/SENAR-PR

Brasil registrou exportação recorde de soja e frango em junho

Entre janeiro e maio embarques de soja dos portos paranaenses saltaram 53% em comparação com 2013

A exportação de produtos agropecuários segue ganhando ritmo no Brasil. Balanço preliminar divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) indica que houve recorde na exportação de soja e carne de frango in natura no mês de junho. Os embarques da oleaginosa somaram 9,8 milhões de toneladas no mês passado, ou 5% mais do que o registrado em maio. Já a proteína branca movimentou 371 mil toneladas no período, consolidando salto de 27,2%.

O aumento da capacidade de soja melhorou em função da melhora da capacidade de escoamento, aponta o diretor de Estatística e Apoio à Exportação do MDIC, Herlon Brandão. “O aumento do volume exportado não é suficiente para compensar a queda dos preços”, ponderou. A receita acumulada com os embarques da oleaginosa em junho foi de US$ 3,7 bilhões, ou 4,1% mais do que no mês anterior. Em 2014 o faturamento no mesmo período foi de US$ 3,5 bilhões, mas o volume embarcado era 30% inferior, conforme o MDIC.

Os dados também apontam forte incremento no volume escoado de farelo e óleo de soja, suco de laranja, açúcar bruto e carne bovina.

Avanço tímido
136,8 mil toneladas
De milho foram exportadas em junho, consolidando avanço de 252% ante maio, quando foram exportadas 38 mil toneladas. Cereal deve registrar exportações mais expressivas após o fim do escoamento da soja.

Fonte : Gazeta do Povo

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio