Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 24/11/2014 - 10h59
Postado em Sem categoria

24/11/2014 10h59 - Postado em Sem categoria

Brasil precisa recuperar 60 milhões de hectares de pastagens até 2023

Estudo aponta também gargalos da assistência técnica em algumas regiões do país

O Brasil precisa recuperar cerca de 60 milhões de hectares de áreas de pastagens com baixa produtividade para poder evoluir em direção a uma economia verde até 2023. O alerta é da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), que divulgou a segunda fase da coletânea de estudos “Diretrizes para uma Economia Verde no Brasil”.

No trabalho, a pesquisadora Susian Martins conclui que 50% dos pastos brasileiros estão em processo de degradação. Segundo ela, de modo geral, a causa é o manejo inadequado e deficiências na conservação. Com o avanço do processo, a área perde cobertura vegetal e o teor de matéria orgânica do solo, promovendo a liberação de CO2 para atmosfera.

Ainda de acordo com a pesquisadora, quando se investe para repor os nutrientes, o produtor assegura uma dieta de melhor qualidade para o gado, reduzindo o tempo de abate e aumentando a produtividade. “Para estimular essa melhoria, os produtores têm recorrido ao Programa ABC, linha de crédito do Plano ABC criada em 2010 após o Brasil assumir voluntariamente o compromisso de reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa”, diz o comunicado da Fundação.

Ainda de acordo com a pesquisadora, a meta de recuperar 60 milhões de hectares de áreas de pastagens com baixa produtividade e baixa lotação é bem mais ampla que a do Plano ABC, de 15 milhões de hectares. Na opinião dela, é preciso capacitar 10 mil técnicos até 2023.

“No estudo, eu mostro a distribuição espacial dessa assistência técnica. Infelizmente ela não está chegando ao Nordeste, que é a região que mais concentra propriedades de agricultura familiar. Hoje, há muito gargalo e carência desse serviço em estados do Norte, do Nordeste e no Norte de Minas”, explica, conforme o comunicado.

Fonte: Globo Rural – 24/11/2014

Título da Postagem: Brasil precisa recuperar 60 milhões de hectares de pastagens até 2023

imprensa@faep.com.br