Sistema FAEP/SENAR-PR

Brasil deverá produzir mais soja que EUA e assumir liderança mundial

A safra brasileira de soja deverá superar a norte-americana em pouco mais de 2 milhões de toneladas na temporada 2013/2014, mostraram dados do Usda (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgados nesta quinta-feira (12).

A estimativa de colheita dos EUA foi reduzida para 85,71 milhões de toneladas, ante 88,6 milhões do relatório de agosto, devido a “menores perspectivas de produtividade, especialmente no oeste do cinturão de grãos”.

“O Usda deu o primeiro passo para reconhecer os problemas da soja. Nós esperamos uma nova revisão no relatório do próximo mês”, disse o estrategista-chefe da consultoria americana Allendale Inc, Rich Nelson.

As plantações de soja dos EUA têm sofrido com falta de chuvas nas últimas semanas. O desenvolvimento das lavouras está em fase avançada, com a colheita prevista para ser iniciada nas próximas semanas.

Para EUA, safra brasileira de soja deve somar 88 milhões de toneladas

Já para o Brasil, onde o plantio deve começar em poucos dias, o Usda elevou a estimativa de safra para 88 milhões de toneladas, ante 85 milhões na projeção de agosto.

O órgão do governo norte-americano cita um aumento da área destinada à oleaginosa no Brasil nesta temporada.

“A recente força dos preços e um real desvalorizado deverão dar incentivos para os produtores de soja elevarem a área em 4% ante o ano passado”, informa o relatório do Usda.

O Brasil se aproximou dos EUA em produção de soja nos últimos anos, um mercado tradicionalmente liderado pelos norte-americanos.

Na safra passada, os EUA produziram 82,06 milhões de toneladas, contra 82 milhões de toneladas do Brasil

Fonte: Jornale Notícias

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio