Sistema FAEP/SENAR-PR

Blairo Maggi é confirmado novo ministro da Agricultura

A FAEP vê com bons olhos a indicação do senador, principalmente pelo fato da sua afinidade óbvia com o setor agropecuário

O presidente em exercício, Michel Temer, oficializou a escolha de 21 ministros, que tomarão posse, no Palácio do Planalto, na tarde desta quinta-feira. Para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Temer escolheu o senador Blairo Maggi (PP-MT).

Conhecido como “rei da soja”, Maggi já foi governador de Mato Grosso por duas gestões. Recém-filiado ao PP para poder assumir o cargo, ele nasceu em 1956, em Torres (RS), mas foi no estado do Centro-Oeste que ficou conhecido nacional e internacionalmente.

Formado em agronomia na Universidade Federal do Paraná, ele decidiu seguir os passos do pai, pequeno agricultor, investindo no cultivo da soja em áreas inexploradas, o que o levou a Mato Grosso. Em alguns anos, o Grupo Amaggi, de sua propriedade, se tornou um dos principais exportadores de soja do país. Maggi também já foi considerado o maior produtor individual de soja do mundo.

A FAEP vê com bons olhos a indicação do senador Blairo Maggi para o MAPA. “Ele tem uma afinidade óbvia com o setor: não é apenas mais um político, mas um produtor conhecido e reconhecido como liderança no setor”, diz o presidente da Federação, Ágide Meneguette. Além disso, conhece muito bem a realidade do Sul e do Centro-Oeste do Brasil – é nascido no Rio Grande do Sul, cresceu em São Miguel do Iguaçu (Oeste do Paraná) e estabeleceu-se no Mato Grosso, onde construiu uma sólida carreira política.

“Esperamos de Maggi a sensibilidade para reerguer a autoestima do produtor e promover este setor, que gera uma grande quantidade de empregos e assumiu nos últimos anos a função de motor da renda em todo o interior do país”, ressalta Meneguette.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio