Sistema FAEP/SENAR-PR

Beto Richa anuncia nome do secretário da agricultura no Empreendedor Rural

Quem responderá pela pasta é Norberto Ortigara , que foi secretário de Abastecimento na Prefeitura de Curitiba

O governador eleito do Paraná, Beto Richa, anunciou nesta sexta-feira (3), Norberto Ortigara como novo secretário da Agricultura, Abastecimento e Pecuária do Paraná. O anúncio foi feito para mais de quatro mil produtores rurais e lideranças sindicais que estão na capital para o Encontro Estadual do Programa Empreendedor Rural 2010 promovido pelo Sistema FAEP.
 
Segundo Beto Richa, a escolha atende a critérios técnicos e também às sugestões das próprias lideranças sindicais. "É uma pessoa com capacidade, competência e que tem atuado no setor de forma sempre democrática e transparente", disse Richa, referindo-se à atuação de Ortigara na secretaria de Abastecimento da Prefeitura de Curitiba.

O governador eleito também anunciou a criação da Agência de Desenvolvimento do Paraná e a implantação do Instituto de Defesa Agropecuária. "Meu governo dará ênfase especial a essas duas questões fundamentais. A Agência de Desenvolvimentos foi proposta pela FAEP, com apoio de entidades e será um suporte aos novos empreendedores", ressaltou Richa.

O presidente do Sistema FAEP, Ágide Meneguette, destacou que a escolha do novo secretário vem em um momento decisivo para o Estado avançar no desenvolvimento do setor agropecuário. "Estamos em um momento decisivo em que o Paraná precisa avançar para transformar produtos primários e ter a questão da sanidade animal e vegetal resolvida. Tenho certeza que Norberto tem trânsito em todos os setores da agropecuária e trabalhará para isso", disse. 

Norberto Ortigara é economista, nascido em Frederico Westphalen (RS) e está no Paraná há quatro décadas. Segundo ele, a Agência de Desenvolvimento, confirmada pelo futuro governador, "buscará oportunidade comerciais, recursos para manejar incentivos fiscais e todo suporte para que agroindústrias sejam atraídas e fortalecidas em todo o Estado".

Também participaram da abertura, o presidente da FETAEP, Ademir Mueller, o diretor-superintendente do Sebrae-PR, Allan Marcelo de Campos Costa, além de parlamentares estaduais e federais.

Na sequência, os participantes assistiram à palestra da cientista política e colunista da rádio CBN, Lúcia Hippolito. Na parte da tarde, a programação inclui palestra para as lideranças sindicais com o escritor Carlos Alberto Almeida e de Nelma Penteado para as mulheres do curso Mulher Atual. Em paralelo, acontecem as apresentações dos projetos empreendedores que concorrem ao  Concurso Melhor Projeto Empreendedor Rural 2010 e atividades com os participantes do programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA).

Empreendedor Rural
Criado pelo SENAR-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em 2003, em parceria com o SEBRAE-PR, o Programa Empreendedor Rural (PER) é um modelo para o Brasil. Presente em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal, o PER é fruto de uma parceria com o SEBRAE-PR, FETAEP, FAEP e SENAR-PR. O Programa oferece ao agricultor as ferramentas do empreendedorismo no agronegócio, ampliando a sua capacidade de enxergar e analisar as oportunidades do mercado. Além disso, ele pode administrar melhor a sua propriedade e conseguir melhores resultados.

Confira a galeia de fotos aqui

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio