Sistema FAEP/SENAR-PR

Bancos apontam recorde de sinistros no seguro agrícola

A maioria dos sinistros refere-se a ocorrências nos Estados do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás

Soja_Milton_doria20150807_0065As solicitações de seguro agrícola batem recordes nesta safra, com alguns agricultores comunicando perdas desde dezembro de 2013. Só nos 10 primeiros dias de fevereiro, mais de 2 mil avisos de sinistro foram feitos ao Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, por exemplo.

A entidade estima pagar R$ 275 milhões em indenizações a 5 mil produtores. A prolongada estiagem, que vem prejudicando as principais culturas de verão (soja e milho), é apontada como a principal vilã.

“A seca está mais grave do que se pensava”, resume Luis Carlos Guedes Pinto, diretor de seguros Rurais do BB e MAPFRE e ex-ministro da Agricultura. “Desde a safra 2004/2005 não temos uma quantidade tão grande de sinistros comunicados em um só dia. Esse número é quase o dobro dos avisos recebidos no mesmo período de 2013, e 250% maior que em 2012, quando houve a seca que originou 5 mil sinistros e R$ 180 milhões em prejuízo”, recorda Guedes Pinto.

A maioria dos sinistros refere-se, principalmente, a ocorrências nos Estados do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás. “Nas safras de 2011/2012 e 2012/2013, para o BB Seguro Agrícola, o número total de apólices contratadas variou entre 25 e 27 mil, contra aproximadamente 40 mil apólices na safra atual”, registra o ex-ministro.

Fonte: Agrolink – 14/03/2014

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio