Sistema FAEP/SENAR-PR

Banco do Brasil financia custeio do milho safrinha sem seguro agrícola

FAEP solicitou recursos para o seguro agrícola ao governo federal

O Banco do Brasil comunicou a FAEP que não existe nenhuma exigência do banco no Estado, que vincule o seguro agrícola à concessão do empréstimo para custeio de milho safrinha.

Em função do fim dos recursos no programa federal para a subvenção ao prêmio do seguro rural e considerando o elevado custo para mitigação do risco, o banco determinou que a contratação do Seguro Agrícola foi vedada para as áreas de milho safrinha plantadas no Estado do Paraná.

As agências do Banco do Brasil estão orientadas a contratar normalmente as operações, com cobertura de Proagro até o limite regulamentar. Para os valores excedentes, as garantias são negociadas conforme a capacidade e a tradição de cada produtor.

A FAEP recebeu reclamações de produtores que estavam com problemas de acesso ao crédito rural de custeio devido à exigência de garantias nas operações com o seguro agrícola. Com o comunicado do Banco do Brasil, o problema de acesso ao crédito de custeio do milho safrinha está resolvido.

Porém, a FAEP solicitou ao governo federal que libere recursos para o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural, coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), considerando que a cultura é de alto risco e os produtores não podem ficar expostos aos riscos climáticos sem a proteção do seguro agrícola, com risco de terem que renegociar dívidas em bancos e cooperativas em caso de adversidades climáticas. Nesse sentido, a FAEP encaminhou ofício em 5 de novembro para a Secretaria de Política Agrícola do MAPA, aos deputados da bancada paranaense e da Frente Parlamentar da Agricultura para que intercedam em favor do seguro agrícola do milho safrinha. Até o momento o MAPA não respondeu o pedido.

 

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio