Sistema FAEP/SENAR-PR

Avicultores têm até março para se adequar a regras de biosseguridade

Instrução Normativa de 2017 altera texto anterior de 2013 e concede até 3 de março para produtores se adequarem

Os produtores de aves de todo o Brasil têm até o dia 3 de março de 2018 para se adequar a exigências que visam aumentar a biosseguridade do setor. O prazo foi estabelecido pela Instrução Normativa (IN) nº 08/2017, que altera a IN nº 10/2013. Entre as exigências da nova IN estão aspectos que, em boa parte, já são cumpridos pelos avicultores, mas que uma parte ainda precisa de ajustes.

Na lista de estruturas necessárias nas granjas estão itens como instalação de telas, arcos de desinfecção, cercas externas e tratamento de água. As granjas também necessitam ter controles de roedores e outros possíveis vetores de doenças, além de atender a outros requisitos.

O Paraná é um dos Estados que está mais avançado em relação ao cumprimento de exigências em termos de sanidade. Reflexo disso é que recentemente o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento tem constatado um aumento no requerimento de registro dos estabelecimentos avícolas. Segundo a pasta, esse é um sintoma de que as adequações em biosseguridade estão em dia.

“O prazo ainda não foi finalizado, entretanto o Mapa avalia de maneira positiva e permanece monitorando junto aos órgãos estaduais de defesa sanitária animal a evolução em relação aos requerimentos de registro dos estabelecimentos avícolas comerciais, sendo que, até o momento, houve considerável avanço na quantidade de solicitações de registro após a publicação da IN nº 8/2017”, disse o diretor de Saúde Animal do Mapa, Guilherme Marques, em entrevista ao portal Avicultura Industrial.

Serviço

Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco pelo e-mail: ariana.sera@faep.com.br

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio