Sistema FAEP/SENAR-PR

Aumenta o fornecimento global de trigo na safra 2016/17

Confira a análise da economista Tânia Moreira Alberti, do DTE

Por Tânia Moreira Alberti| Economista do Departamento Téc. e Econômico – FAEP

 Nesta terça-feira (12) o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou seu relatório de oferta e demanda do mês de julho, com estimativas para a safra 2015/16 e para a safra 2016/17.

O fornecimento global para temporada 2016/17 foi mais uma vez elevado, com estimativa de produção de 738,51 milhões de toneladas ou maior volume já produzido na série histórica mundial. A demanda mundial também mostrou aumento em relação a estimativa de junho, mas a relação entre estoques finais e consumo, continua elevada em relação aos anos anteriores.

A produção da Argentina na temporada 2016/17 foi revisada para 15,0 milhões de toneladas, em relação as 11,30 milhões da safra passada. As estimativas de exportações também cresceram. No Brasil, apenas apresentaram aumento os estoques finais.

Os estoques finais americanos cresceram no limite máximo das expectativas de mercado, mas os estoque final mundial apresentou corte.

 

04

No Paraná, a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) atualizou o percentual de plantio para 99%, com estimativa de redução de 16% na área de plantio do Estado e estimativa de produção de 3,4 milhões de toneladas.

 

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio