Sistema FAEP/SENAR-PR

Área plantada com soja nos EUA é recorde, estima USDA

O número é 1,1 milhão de hectares maior que o número estimado em fevereiro pelo USDA e torna-se o maior número de área da série histórica americana

Por Tânia Moreira, economista do Departamento Técnico e Econômico da FAEP.
Em seu relatório de intenção de plantio para safra 2015/16 o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) relatou hoje a estimativa de plantio de 84,6 milhões de acres (34,23 milhões de hectares) para a próxima safra de soja nos Estados Unidos.  O número é 1,1 milhão de hectares maior que o número estimado em fevereiro pelo USDA e torna-se o maior número de área da série histórica americana.

Na safra anterior em que a produção americana foi recorde, com 108,01 milhões de toneladas a área era de 83,7 milhões de toneladas (33,87 milhões de hectares). Depois da divulgação do USDA, os preços em Chicago passaram a reagir positivamente, ganhando 1%, em função de o número ter vindo abaixo das expectativas do mercado, que acreditavam em um número de até 88 milhões de acres. Porém, vale lembrar que ainda assim o número é recorde histórico.
Para o milho a área de plantio foi estimada em 89,2 milhões de acres (36,06 milhões de hectares) abaixo dos 90,6 milhões de acres (36,66 milhões de hectares) plantados na safra anterior e abaixo dos 91,82 milhões de acres plantados na média das últimas cinco safras. Considerando as estimativas de hoje e os números históricos esta será a menor área desde 2010 e com redução pelo terceiro ano consecutivo. Ainda assim a expectativa do mercado era de que o corte fosse um pouco maior.
Para o trigo a estimativa é de 55,4 milhões de acres (22,41 milhões de hectares) com redução de 3% em relação à safra passada em que foi plantada 56,8 milhões de acres (22,98 milhões de hectares).
Para os estoques americanos de soja o USDA informou que até 1º de março registrou crescimento de 34% em relação ao estoque de 2014, considerando o mesmo período, totalizando 1,33 milhões de bushels (36,1 milhões de toneladas). O número ficou abaixo do registrado no último relatório de dezembro 2,52 milhões de bushels e até abaixo das expectativas do mercado que esperavam um número em torno de 1,346 milhões de bushels.
Para os estoques de milho o crescimento foi de 11% totalizando 7,74 milhões de bushels (196 milhões de toneladas) e veio acima das expectativas do mercado que esperavam um número em torno de 7,60 milhões de bushels, segundo as Safras e Mercados. Para o trigo o estoque cresceu 6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio