Sistema FAEP/SENAR-PR

Aplicativos do INMET ajudam produtor a monitorar o clima

Órgão vinculado ao Mapa conta com diversos sistemas gratuitos relacionados ao monitoramento, análise e previsão do tempo

O clima tem influência direta nas decisões dos produtores rurais, seja no planejamento do plantio, passando pelo momento ideal para a aplicação de fungicidas até a hora de iniciar a colheita. Desta maneira, acompanhar a meteorologia se torna fundamental para atingir bons resultados financeiros.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), disponibiliza diversos aplicativos, todos gratuitos, que podem ajudar os agricultores. As informações meteorológicas são formatadas a partir do monitoramento, análise e previsão de tempo e de clima por meio de pesquisas aplicadas e parcerias.

O aplicativo ‘INMET Tempo e Clima’, por exemplo, disponibiliza informações do tempo e o clima em várias cidades e nas cinco regiões do Brasil. No ‘AGRO+ CLIMA’, o usuário pode verificar a previsão meteorológica e o acúmulo de chuva em todos os municípios do país.

Esses e outros aplicativos relacionados ao clima estão disponíveis aqui: https://play.google.com/store/search?q=inmet&c=apps&hl=pt_BR.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio