Sistema FAEP/SENAR-PR

Aplicativo do Sistema do FAEP completa dois anos

Com diversas funcionalidades, ferramenta é utilizada por usuários de 38 países

Levar aos produtores paranaenses informação de qualidade, em tempo real e ao alcance de um simples toque. Com essa proposta, há dois anos, o Sistema FAEP/SENAR-PR lançava a primeira versão do seu aplicativo (app), que permite que os agricultores e pecuaristas de todas as regiões do Paraná (e mesmo de fora do Estado) tenham acesso imediato às cotações de mercado, previsão do tempo, cursos do SENAR-PR, contatos dos sindicatos rurais, notícias, a revista Boletim Informativo, além de serviços exclusivos, como uma calculadora de custos da avicultura. Tudo criado pela entidade para subsidiar o produtor rural nas suas tomadas de decisão. Detalhe: o app é gratuito.

Desde o lançamento, em setembro de 2019 até hoje, já foram feitos mais de 8,5 mil downloads do aplicativo, que foi acessado em 43,7 mil ocasiões em 38 países. Apenas em junho de 2021 foram mais de 7 mil acessos. No Paraná, o maior número de acessos nos últimos 12 meses ocorreu nas regiões de Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Londrina e Apucarana.

Os serviços mais buscados pelos usuários foram cotações de commodities agrícolas, em especial a soja, seguido de previsão do tempo e a listagem dos cursos na modalidade Educação a Distância (EaD), do SENAR-PR. Outras funcionalidades que também tiveram boa procura foram a leitura da revista Boletim Informativo, busca por notícias do agronegócio e a calculadora de custos para a avicultura.

Por meio dessa ferramenta o produtor de aves insere seus dados de produção e a calculadora realiza, automaticamente, os cálculos do custo de produção da atividade. Conforme outros avicultores vão alimentando essa base de dados, é possível também comparar seus custos com as médias regionais.

Parceiro diário

Para o avicultor Rodrigo Cortez, de Jaguapitã, na região Norte, o app se tornou um parceiro de primeira hora da sua atividade rural. “O que me impactou em um primeiro momento foi a [funcionalidade] do clima. No frango, você precisa estar muito atento ao clima para comprar lenha”, afirma. “Também uso muito a parte de cotações, pois minha atividade é impactada pelo custo da soja e do milho”, observa.

Outros recursos que agradam Cortez dizem respeito ao acesso aos veículos de comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR, como os podcasts e a revista Boletim Informativo. “Os boletins eu gosto demais. Eu baseio minhas decisões em cima de informação”, afirma o produtor, que aproveitou materiais publicados recentemente para embasar sua decisão em relação a investimentos em energia solar.

Na opinião de Cortez, a facilidade de acesso é uma das vantagens do aplicativo. “Ele é muito simples de usar e as informações estão todas a um toque. E não precisa teoricamente estar lendo, liga e fica ouvindo a notícia. Às vezes coloco para tocar o podcast no carro e fico ouvindo”, relata.

Interesse geral

Embora as funcionalidades e serviços tenham sido criados para o público rural, é possível notar um grande número de pessoas interessadas pelo agronegócio, sem atuar diretamente no setor, utilizando o aplicativo.

O professor aposentado Jesuíno Alves baixou o aplicativo com o objetivo de se aproximar da atividade rural e compreender melhor o mercado de arrendamento de terras. “Minha esposa tem um sítio arrendado e comecei a pesquisar se achava alguma coisa para explicar sobre valor de arrendamento”, explica Alves, que utiliza o aplicativo principalmente para ver as cotações agrícolas e acompanhar as notícias do setor.

Também o motorista Gilberto da Silva, de Terra Rica, na região Noroeste, acessa o app mesmo sem estar inserido na atividade rural. “Baixei para acompanhar as notícias e os cursos SENAR-PR. É uma mão na roda. Troquei recentemente de celular, mas já baixei de novo”, afirma. O aplicativo do Sistema FAEP/ SENAR-PR é gratuito, sem necessidade de assinatura. Para utilizá-lo no seu celular, basta acessar as lojas virtuais Apple Store ou Play Store ou a página app.sistemafaep.org.br e fazer o download.

Felippe Aníbal

Jornalista profissional desde 2005, atuando com maior ênfase em reportagem para as mais diversas mídias. Desde 2018, integra a equipe de comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR, onde contribui com a produção do Boletim Informativo, peças de rádio, vídeo e o produtos para redes sociais, entre outros.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio