Sistema FAEP/SENAR-PR

Apenas 25 plantas habilitadas continuam a exportar frango para a Arábia Saudita

A Associação Brasileira de Proteína Animal informou que as empresas autorizadas constam de uma lista divulgada pelos sauditas

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) afirmou nesta terça-feira (22/01) que apenas 25 plantas frigoríficas – das 30 que estavam exportando – continuam autorizadas a exportar carne de frango para a Arábia Saudita, de um total de 58 plantas habilitadas. Cinco plantas que estavam exportando anteriormente estão embargadas. “Atualmente, 58 plantas são habilitadas pelo Ministério da Agricultura brasileiro a exportar, mas somente 30 estavam embarcando produtos efetivamente. (Entre as 30) a Arábia Saudita mantém a autorização de exportação de 25 plantas”, explica a ABPA em nota.

A entidade informou que as empresas autorizadas constam de uma lista divulgada pelos sauditas. “As razões informadas para a não-autorização das demais plantas habilitadas decorrem de critérios técnicos”, acrescentou a ABPA.

Até o momento, planos de ação corretiva estão em implementação para a retomada das autorizações, disse a associação. A ABPA também afirma que está em contato com o governo brasileiro para que, em tratativa com o reino da Arábia Saudita, sejam solucionados os eventuais questionamentos e incluídas as demais plantas. Durante a manhã, o presidente da associação, Francisco Turra, participou de reunião no Ministério da Agricultura, em Brasília.

Fonte: Revista Globo Rural.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio