Sistema FAEP/SENAR-PR

ANVISA anuncia retirada gradual de agrotóxico do mercado

O agrotóxicometamidofós utilizado para controle de pragas nas culturas de algodão,amendoim, batata, feijão, soja, tomate para uso industrial e trigo vai sair domercado gradualmente, segundo a Resolução RDC 01/2011 da Agência Nacional deVigilância Sanitária (Anvisa), publicada em Diário Oficial nodia 17/1/2011.

A resoluçãodetermina:

I- 31 de dezembro de 2011 – cancelamento da comercialização;

II- 30 de junho de 2012- roibição da utilização, com o cancelamento de todos osinformes de avaliação toxicológica de produtos a base de metamidofós; e

III- 31 de dezembro de 2012- cancelamento da monografia do ingrediente ativometamidofós, mantida até esta data exclusivamente para fins de monitoramentodos resíduos.

De imediato, nãoserão autorizados novos registros de agrotóxicos à base de metamidofós, bemcomo  não serão autorizadas novas  importações do agrotóxico pelo Brasil.

As deliberaçõesfinais e recomendações para retirada do metamidofós foram discutidas naComissão de Reavaliação da qual também fizeram  parte a Fiocruz,  oMinistério da Agricultura e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).

Atualmente noParaná há seis produtos cadastrados na SEAB com o agrotóxico metamidofós:

 

Marca Comercial

Cultura (s)

METAFÓS (Milênia Agro Ciências S.A.)

 

Algodão, amendoin, batata, feijão, soja, tomate

METAMIDOFOS FERSOL 600 (Fersol Industria E Comercio Ltda)

Algodão, amendoin, batata, feijão, soja, tomate

METASIP (Sipcam Isagro S.A.)

Algodão, amendoin, batata, feijão, soja, tomate

STRON (NUFARM INDÚSTRIA QUÍMICA E FARMACEUTICA S.A.)

Algodão, batata, feijão , soja, trigo

TAMARON BR

Algodão, amendoin, batata, feijão, soja, tomate, trigo

 

 

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio